Cônsul-geral de Portugal faz visita à Universidade de São Paulo

Da Redação

O reitor da USP – Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, recebeu em 18 de outubro a visita do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento. Esta foi a primeira visita do cônsul à Universidade.

O novo cônsul-geral assumiu a função no último mês de setembro, e já esteve com a comunidade portuguesa local em almoço na Casa de Portugal da capital.

No encontro, o reitor da USP expressou sua satisfação em fortalecer os laços acadêmicos e científicos com as instituições portuguesas. Atualmente, a USP mantém mais de 100 convênios de cooperação com universidades do país.

O chefe do Gabinete do Reitor, Gerson Yukio Tomanari, também participou do encontro na Reitoria.

Mais cedo, o cônsul esteve na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde conheceu as atividades e dependências da Cátedra Jaime Cortesão. Com 26 anos de atuação, a Cátedra é a mais antiga da Rede Camões e associa os Departamentos de História e de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH na pesquisa e divulgação da história de Portugal e do mundo de colonização e língua portuguesa.

As instituições de ensino superior portuguesas também mantêm acordos para receber brasileiros através da nota do Enem, com os resultados, as universidades lusas têm liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

O Brasil tem cerca de 60% de vistos portugueses para estudantes. Vem crescendo o número de brasileiros que escolhe fazer uma formação em Portugal, em 2017, 3.500 vistos de estudantes foram emitidos só em São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: