Cônsul de Portugal aborda relação Brasil-Portugal na OAB Santos

Da Redação

A OAB Santos e a Comissão de Relações Internacionais receberam, no último dia 17, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, durante o I Workshop Expo Brasil Portugal, no litoral paulista.

O evento teve como objetivo fortalecer os laços entre advogados dos dois países, mediante o crescente intercâmbio de negócios bi lateral. A ocasião também marcou a assinatura do Acordo de Geminação entre a Subseção Santos e a Delegação Guimarães da Ordem dos Advogados Portugueses.

O Workshop reuniu interessados (empresários e advogados) em saber a legislação entre os dois países, em especial, para atuação jurídica em Portugal.

De acordo com Richard Geraldo Dias de Oliveira, presidente da Comissão, o evento “é um reflexo das oportunidades e desafios que a globalização nos trouxe e isto é positivo. Portugal, além de ser um país irmão, é porta para o mercado europeu. E enquanto não for possível atividades neste mercado, o advogado vai poder participar de cursos e eventos em todas as cidades que participam da geminação, transmitidos por videoconferência. É uma grande conquista para os profissionais de Santos”.

O cônsul Paulo Nascimento destacou que a relação entre a OAB Santos e a de Guimarães também é benéfica para a comunidade portuguesa em Santos, bastante expressiva. “Não devemos nos esquecer que boa parte de nossa comunidade chegou ao Brasil através do Porto de Santos e isto vem se repetindo desde a colonização. Nos anos de 1970, tivemos um grande fluxo de portugueses vindo para cá e também se estabelecendo, grande parte, no Estado de São Paulo. O acordo entre as duas Ordens é o resultado desta aproximação.”

Para o Cônsul, é natural que, no momento em que o mundo sente os reflexos da tecnologia em tantas áreas, também surgisse a preocupação com a área de negócios, para as pessoas jurídicas e físicas, e aspectos legais a serem observados com organismos de justiça de cada lado.

O evento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo ( Ciesp) da região também contou com a palestra de Karoline Jorge, ‘Como empreender no século XXI’.

Empresária de negócios de nutrição e rejuvenescimento, Karoline, atual representante de uma marca de cosmecêuticos, com sede nos Estados Unidos, diz que consegue equilibrar-se entre afazeres domésticos e sua agenda profissional que “inclui Portugal e outros países. A tecnologia nos aproxima e torna tudo mais fácil. Evidente que a dedicação é full time, porém, você consegue uma rede de relações profissionais que vão funcionando de forma ordenada”. Em seus planos, está a ida, definitiva, para Portugal.

Entre os presentes ao Workshop, o diretor adjunto da OAB Santos, Rogério Bassili, representando o presidente Rodrigo Julião; a Dra. Sônia Catarino, Conselheira Estadual; Odair Gonzalez, Secretário Municipal de Turismo; Erik Sanches, Diretor do Ciesp de Santos, José Augusto do Rosário, antigo cônsul de Portugal e a Dra. Cristina Papis, vice-diretora do Ciesp Santos.

Relações Internacionais

Se Santos foi uma das entradas da comunidade portuguesa ao Brasil, Guimarães ocupou, durante o século XIII, o posto de Capital de Portugal e representa o início da identidade portuguesa. Uma cidade que reverencia sua História e Cultura através do turismo.

Segundo a OAB Santos, os pontos em comum e a abertura de novos mercados para os advogados da Baixada Santista deverão ser continuamente discutidos pela Comissão de Relações Internacionais que passa a contar com a presença de Paulo Jorge como membro efetivo. É o segundo cônsul a participar da Comissão. “O Dr. Luiz Carlos Szimonowicz, Cônsul do Suriname, também está em nossa Comissão, finaliza Richard Geraldo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: