Conselheiro de Imprensa Carlos Fino cessa funções na Embaixada de Portugal

Da Redação

Jornalista Carlos Fino

 

O jornalista Carlos Fino cessou funções como Conselheiro de Imprensa na Embaixada de Portugal em Brasília, cargo que exercia desde finais de Agosto de 2004, tendo trabalhado com os embaixadores António Franco, Seixas da Costa e João Salgueiro.

Carlos Fino foi requisitado  pelo Ministérios dos Negócios Estrangeiros à RTP para exercer funções em Brasília na sequência do grande impacto que teve no Brasil a sua cobertura da Guerra do Iraque, em 2003, para a televisão pública portuguesa. A media brasileira destacou sempre o fato de Carlos Fino ter sido o primeiro repórter do mundo a mostrar imagens do início do conflito.

Convidado por órgãos de imprensa do Brasil com os quais colaborou a partir de Bagdad, o jornalista proferiu inúmeras palestras e conferências em universidades e participou em diferentes encontros realizados em vários Estados brasileiros – de Fortaleza, Natal, Salvador  e Recife, no Nordeste, a Florianópolis, no Sul, passando por Ouro Preto, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Em Maio de 2003, Carlos Fino foi recebido pelo então Presidente Lula da Silva, no Planalto, integrando um grupo criteriosamente escolhido de corrrespondentes estrangeiros de alguns dos principais jornais internacionais (El País, Financial Times, Die Welt, Le Monde, New York Times e Yomiuri Shinbun).

A  partir de Dezembro do mesmo ano, a edição brasileira do seu livro A Guerra em Directo (A Guerra ao Vivo), tornou-se obra de leitura obrigatória em faculdades de comunicação social de diversas universidades do Brasil.

No exercício das suas funções, Carlos Fino esforçou-se por incrementar as relações entre órgãos de imprensa dos dois países, tendo designadamente apoiado os esforços que conduziram à assinatura de um protocolo de colaboração entre a Agência Lusa e a Rádio e Televisão públicas do Brasil, e, em 2006, à criação do site Lusa – Brasil.

Em 2010, participou em reuniões entre os dois países com vista à constituição de uma canal internacional de televisão de língua portuguesa e assinou, juntamente com o jornalista brasileiro Paulo Markun, a série de 13 programas de televisão “Lá e Cá” sobre as relações entre Portugal e o Brasil, uma parceria entre a RTP e a TV Cultura de São Paulo.

Carlos Fino foi também o responsável por alimentar, aos longos dos últimos anos, o site e o blog da embaixada de Portugal no Brasil, além de coordenar e apresentar, na Brasília Super Rádio FM, a rubrica semanal “Notícias Portugal – Brasil”, em que, além das questões de actualidade, também difundia música de expressão portuguesa.

Pela sua permanente disponibilidade em colaborar com a media brasileira e constantes esforços em promover as relações bilaterais na área da comunicação social, a Câmara Legislativa do Distrito Federal distinguiu Carlos Fino com o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: