Congresso Internacional em SP traz experiência de Portugal

Mundo Lusíada

Portugal também está presente no X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, apresentando 19 experiências educadoras bem-sucedidas de cidades portuguesas. Após a seleção feita pelo comitê científico do Congresso, os projetos estarão expostos, de 24 a 26 de abril, no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo.

São 11 países confirmados para o evento que pela primeira vez é realizado numa cidade latino-americana. Além de Portugal e Brasil, os demais são Argentina, França, Finlândia, Colômbia, Chile, Coréia do Sul, Itália, México e Espanha.

Dentre os projetos portugueses, está o lisboeta “O ambiente somos nós: muitos, poucos, fazem muito!”, um trabalho de conscientização ambiental sobre os três “R”: reduzir o consumo, reusar materiais e reciclar o lixo. Dentre suas medidas colocadas em prática em Lisboa está a implementação da coleta seletiva de materiais recicláveis e a sensibilização do tema nas salas de aula das escolas da região. O projeto ainda prevê a instalação de ateliês de reciclagem, atividades de rua e a publicação em jornais das ações realizadas.

De Paredes, foi selecionado o “Empresários pela inclusão social”, uma associação que visa combater o abandono escolar, identificando crianças e jovens com maior risco de evasão, apontando riscos e combatendo-os. Além disso, estará no evento o “Abraço Solidário”, de Almada (Portugal) e Kuanza Sul (Angola), um programa de cooperação entre ambos que desenvolvem o projeto de fornecimento de material e equipamento ao hospital da cidade angolana de Porto Amboim, campanhas de solidariedade em Almada para fornecer mantimentos, construção de escolas, estudo para a implantação de um projeto de coleta de resíduos, intercâmbio escolar entre as escolas de Almada e de Kuanza Sul.

Uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), com sede em Barcelona, o evento traz diversas palestras durante o congresso, que ocorre no Anhembi. Saiba mais em www.aice2008sp.com.br.

Deixe uma resposta