Concertação: Governo apresenta em agosto proposta de acordo para três anos

Mundo Lusíada
Com Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, presidiu na tarde de 27 de julho a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa. Foto: MARIO CRUZ/LUSA

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou em 27 de julho que o Governo se comprometeu a apresentar até ao final de agosto uma proposta de acordo com os parceiros sociais para os próximos três anos.

Em declarações aos jornalistas, no final da primeira reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, Passos Coelho manifestou a intenção de “estabelecer um acordo tripartido que possa ser mais ambicioso do que aquele que foi alcançado em março” com os parceiros sociais, à exceção da CGTP.

Nesta reunião, o Governo comprometeu-se “até ao final do mês de agosto a apresentar esse documento estratégico que visa alcançar um acordo mais alargado para os próximos três anos com todos os parceiros sociais”, adiantou.

“E ficamos justamente de reunir na primeira semana de setembro já com esse documento das grandes linhas estratégicas distribuído de modo a que possamos iniciar então os trabalhos de concertação, de diálogo, que nos possam conduzir a um compromisso alargado que o Governo defende e entende como sendo indispensável”, completou o primeiro-ministro.

País ganha com diálogo
O Presidente Cavaco Silva defendeu que o “o país ganha” com “um bom diálogo entre os poderes públicos e os parceiros sociais”, desejando que a primeira reunião de concertação social desta legislatura tenha sido “frutuosa”. “Espero que a reunião de hoje tenha sido uma reunião frutuosa para todos, tendo em conta os interesses de todos, mas, acima de tudo, frutuosa para o país”, afirmou Cavaco Silva aos jornalistas.

“O Governo, quanto eu sei, aposta fortemente na concertação social. Os portugueses sabem bem que eu sou um grande defensor da concertação social, pratiquei-a com bons resultados, como tem sido referido pelas próprias centrais”, disse.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: