Comunidade da baixada sem resposta

 

Descaso: Ninguém do governo Cavaco Silva se manifestou sobre a situação da comunidade portuguesa da baixada santista diante do fechamento do Consulado de Portugal em Santos

 

Odair Sene | Mundo Lusíada  

Mundo Lusíada

A Beneficência Portuguesa de Santos colocou um pano preto em sua fachada com a escrita “Em Defesa do Consulado”, e os protestos devem continuar se não haver “bom senso”.

Apesar de tantos protestos e soluções apresentadas, ninguém do governo Cavaco Silva se manifestou sobre a situação da comunidade portuguesa da baixada santista diante do fechamento do Consulado de Portugal.

Confrontando com o motivo, com a economia do governo português no fechamento, a comunidade de Santos ofereceu um espaço para o serviço consular, sem custo nenhum para o governo português. A iniciativa partiu da Sociedade Beneficência Portuguesa de Santos, presidida atualmente por Ademir Pestana, mas o governo não se manifestou a respeito.

Além disso, a comunidade portuguesa cobra do presidente Cavaco Silva uma promessa de campanha, enquanto candidato à presidência, de permanecer com o atendimento diplomático em Santos. “A promessa dos dois candidatos à presidente de Portugal, quando estiveram aqui, foi que iriam manter esse Consulado. E nós também vamos cobrar isso”, afirma Pestana.

José Duarte de Almeida Alves, na condição de presidente da Sociedade União Portuguesa (SUP) e de Conselheiro das Comunidades Portuguesas, diz que se sente “incomodado” e “revoltado” com a decisão do governo de fechar o Consulado local e vários outros espalhados pelo mundo.

Segundo ele, a questão tem cunho eleitoral e, por conta disso, conclama aos portugueses que se inscrevam nos cadernos eleitorais do Consulado em Santos.

 

 

Leia mais: >> Comunidade de Santos oferece espaço para serviço consular, governo português não se manifesta >> José Duarte pede que portugueses de Santos se inscrevam nos cadernos eleitorais do Consulado >> Ademir Pestana e Arnaldo Faria de Sá saem em defesa da manutenção diplomática

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: