Centenas de emigrantes protestam em Lisboa

 

Mundo Lusíada Com Agencias

A Praça de D. Pedro IV (Rossio) em Lisboa, foi o palco de um protesto de cerca de 250 emigrantes, contra o projeto de reestruturação da rede consular do governo português.

Foto: Associação Reencontro Emigrantes

Nesta quinta, 09 de agosto, os manifestantes, a maioria residentes na França, se reuniram a partir das 15 horas (horário local), entoaram o hino nacional e ouviram a intervenção do porta-voz do Coletivo de Defesa dos Consulados de Portugal na França, António Fonseca, quem pretendia transformar o local na "praça da resistência contra o encerramento dos consulados".

"Este protesto é contra o encerramento anunciado de quatro consulados em França, mas estamos também contra o encerramento dos restantes consulados noutros países", disse à Agencia Lusa.

Fonseca achou o número de manifestantes razoável pela localidade do protesto. "Lisboa não é o melhor sítio porque a maioria dos emigrantes são do Norte do país. O local ideal seria Braga, por ser no Norte e porque o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, é o presidente da Assembleia Municipal de Braga", afirmou.

De acordo com informações do Jornal de Notícias, os municípios de Viseu, Sátão e de Vila Nova de Paiva, disponibilizaram transporte para os participantes do protesto. Entre eles, estaria o presidente da edilidade de Vila Nova de Paiva, Manuel Custódio.

Além desta, diversas autarquias já manifestaram seu apoio e solidariedade aos emigrantes portugueses como Santa Comba Dão, Celorico da Beira, Covilhã, Moita, Ovar, Castro Verde, Miranda do Corvo, Bragança, Batalha.

Reestruturação Consular Em dezembro passado, o governo português anunciou a reforma consular com objetivo de encerrar 11 consulados, criar estruturas consulares, e transformar consulados em vice-consulados.

Na França, entre os consulados a serem encerrados estão de Versalhes, Nogent, Orleães e Tours. O de Lille deverá se transformar em escritório consular e o de Toulouse em vice-consulado. Em Orleães e Tours serão criados consulados honorários. Nogent e Versalhes vão ficar concentrados no consulado de Paris, que irá ter um horário de funcionamento alargado (das 08h às 20h).

Deverão fechar ainda os postos de Roterdão (Holanda), Milão (Itália), Hamilton (Bermudas), Durban (África do Sul), o escritório consular de Windhoek (Namíbia), e o de Santos no Brasil, o que levou a comunidade portuguesa radicada no país a muitos protestos e manifestações desde o ano passado.

Diversas instituições se juntaram neste protesto em Lisboa, entre elas a Associação de Reencontro dos Emigrantes que apelou à participação da população nesta quinta, no Rossio.

Deixe uma resposta