Cavaco Silva comemora ‘vitória da verdade sobre a calúnia’

 

Nestas eleições, o atual Presidente da República portuguesa obteve quase 53% dos votos do eleitorado. Mas a abstenção atingiu um nível recorde.

Da Redação

Com Portugal Digital


Mário Cruz/LUSA

>> O candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP, Cavaco Silva, celebra vitória depois dos resultados da eleição presidencial em 23 de janeiro, em Lisboa. Eleitores portugueses escolheram Cavaco com 52,9% dos votos.

Cavaco Silva, reeleito Presidente da República de Portugal, comemorou a sua vitória eleitoral devolvendo as críticas e acusações de que foi alvo durante a campanha. “A vitória de hoje é a vitória da verdade sobre a calúnia, a vitória de uma candidatura feita pela positiva”, declarou Cavaco Silva no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O presidente reeleito referiu que a sua campanha “nunca recorreu a ataques e insultos de natureza pessoal”, num contexto de “condições muito difíceis”.

“Numa hora de alegria e festa não é tempo de recordar a forma como os meus adversários denegriram a minha honra e o meu caráter. Foram cinco contra um”, disse Cavaco. Porém, por vários minutos do seu discurso, Cavaco recordou os ataques dos outros candidatos.

Durante a campanha foram vários os candidatos que apontaram baterias a Cavaco Silva. A ligação do atual presidente à Sociedade Lusa de Negócios (onde nasceu o Banco Português de Negócios, entretanto nacionalizado), da qual foi acionista, foi um dos casos da campanha.

Cavaco Silva afirmou que “venceram os que acreditam em Portugal, os que têm coragem e esperança”. E identificou os vencidos “são os políticos e agentes que preferem o caminho das mentiras, da calúnia, dos ataques sem sentido ao presidente de Portugal”. “Foi o povo que democraticamente os derrotou”, disse o vencedor das eleições.

O presidente reeleito deu poucas indicações sobre o rumo dos próximos cinco anos. Cavaco Silva reiterou os objetivos de contenção do endividamento externo, reforço da competitividade da economia e luta pela inclusão social. “Farei ouvir a minha voz em defesa dos idosos, dos reformados e dos cidadãos com deficiência”, disse ainda Cavaco.

O primeiro-ministro, José Sócrates, felicitou Cavaco Silva pela reeleição como Presidente da República e admitiu a derrota do candidato apoiado pelo Partido Socialista, Manuel Alegre.

José Sócrates disse que os resultados das presidenciais expressam uma vontade de continuidade e de estabilidade política e que o governo irá dar continuidade à “leal cooperação” que manteve com o Presidente da República durante o seu primeiro mandato.

Dados

O atual Presidente da República, Cavaco Silva, irá continuar mais cinco anos no Palácio de Belém. Os resultados finais divulgados pelo Ministério da Justiça, deram a Cavaco Silva 52,95% dos votos, nas eleições de domingo, 23 de janeiro.

O segundo candidato mais votado foi Manuel Alegre, que ficou a larga distância de Cavaco Silva. Alegre, que era apoiado pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda, figura com 19,75% dos votos.

O terceiro posicionado é Fernando Nobre, com 14,1% dos votos já contados. Em quarto lugar surge o candidato comunista Francisco Lopes, com 7,14% dos votos. José Manuel Coelho aparece nos resultados provisórios com 4,5% dos votos, ultrapassando Defensor Moura, com 1,57%.

A abstenção ultrapassou os 53%, o que é o valor mais alto de sempre em eleições presidenciais em Portugal.

Resultados das eleições presidenciais de 2011: 

1. Cavaco Silva: 52,94% (2,23 milhões de votos)

2. Manuel Alegre: 19,75% (832 mil votos)

3. Fernando Nobre: 14,1% (594 mil votos)

4. Francisco Lopes: 7,14% (301 mil votos)

5. José Coelho: 4,5% (189 mil votos)

6. Defensor Moura: 1,57% (66 mil votos)

Votos em branco: 191 mil; Votos nulos: 87 mil;

Eleitores inscritos: 9.629.630; Eleitores votantes: 4.489.904

Abstenção: 53,37%

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: