Cavaco Silva chama atenção do Brasil para empresas portuguesas com “histórias de sucesso”

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Presidente português, Cavaco Silva, recebe uma homenagem durante a cerimônia de comemoração dos 99 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, em São Paulo, 28 de outubro de 2011. Foto: SEBASTIAO MOREIRA/EFE /LUSA

 

O Presidente português foi homenageado durante os 99 anos de fundação da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo. Nesta quinta-feira à noite 27 de outubro, na capital paulista, Cavaco Silva afirmou que apesar de Portugal viver “horas difíceis” existem empresas portuguesas com “extraordinárias histórias de sucesso” que merecem “a atenção e o interesse dos empresários brasileiros”.

Durante o jantar, a Câmara Portuguesa o homenageou pelo “trabalho desenvolvido na promoção das relações econômicas e empresariais luso-brasileiras”.

Na sua intervenção, o Presidente da República portuguesa apontou a “fluidez de informação” atual como um fator que contribui para o conhecimento mútuo de Portugal e do Brasil, mas que também, “muito frequentemente”, produz “uma imagem demasiado simplista da realidade”.

Em seguida, o chefe de Estado disse que “ninguém ignora as horas difíceis que Portugal vive”, mas acrescentou que, neste contexto, há “exemplos de um Portugal dinâmico e ambicioso, que não se resigna e que abraça as oportunidades”.

“Os problemas que Portugal está a enfrentar com coragem e determinação convivem com extraordinárias histórias de sucesso, que atestam da capacidade de inovação e empreendedorismo de gente cujas referências de competitividade se regem pelos padrões internacionais mais elevados”, afirmou.

O Presidente português, Cavaco Silva, recebe uma homenagem durante a cerimônia de comemoração dos 99 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, em São Paulo, 28 de outubro de 2011. Foto: SEBASTIAO MOREIRA/EFE /LUSA

Cavaco Silva referiu que hoje coexistem em Portugal empresas já “com um elevado grau de implantação internacional” e “uma nova geração de empresas e de empresários com notável capacidade empreendedora e inovadora, que desenvolvem produtos e serviços para novos segmentos do mercado mundial”.

E destacou as empresas das áreas da eletrônica, tecnologias de informação, energias renováveis, indústria farmacêutica e que desenvolvem aplicações de “software”.

“Esta realidade encerra um manancial de oportunidades que merece a atenção e o interesse dos empresários brasileiros, tanto mais quando o Brasil reforça a internacionalização da sua economia”, considerou.

No seu discurso, o Presidente Cavaco defendeu que as crises oferecem oportunidades e que “os laços que unem Portugal e Brasil constituem um ativo de valor estratégico para os dois países”, ainda mais “perante as incertezas que caracterizam a atual situação”.

Investimento das empresas brasileiras deve evoluir

Durante esta noite, o presidente da InterCement S.A., empresa do Grupo Camargo Corrêa, também foi homenageado. José Édison Barros Franco recebeu o prêmio de Personalidade de 2011 também por suas ações efetivas que aproximam comercialmente as duas nações.

Em sua intervenção, Franco afirmou que o investimento das empresas brasileiras em Portugal “pode e deve evoluir mais”. “Chegou o momento de não nos limitarmos apenas a nossa relação histórica e sentimental e evoluirmos seriamente para um diálogo efetivo, que resulte num crescimento das trocas comerciais, parcerias e investimentos”, disse o empresário.

A InterCement pertence ao Grupo Camargo Corrêa e, em 2010, adquiriu 33% da Cimpor. Para o empresário, a aquisição “é um exemplo de parceria fértil entre interesses brasileiros e portugueses”. “Estamos muito satisfeitos com o investimento que fizemos”, disse.

Barros Franco elogiou o Presidente português, que considerou estar “atento” à dinamização das relações, nomeadamente através do conselho da globalização, que faz com que empresários portugueses no estrangeiro sirvam de “ponte” entre Portugal e diversos países do mundo.

Manuel Tavares de Almeida Filho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, disse que a escolha de Barros Franco para o prêmio foi feita numa “acirrada e justa competição”. Para o responsável, o fato da lista de indicados ter sido longa traduz “a pujança das relações entre Brasil e Portugal”.

O presidente da Câmara de Comércio declarou que se sente um “aumento significativo” na presença de empresas portuguesas no Brasil, agora reforçada também pela vinda de pequenos empresários.

Além do Presidente de Portugal e de empresários, o jantar da câmara de comércio contou também com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, de diplomatas e de representantes da comunidade lusa no Brasil.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: