Candidato a Governador do Mato Grosso plagia plano do Governo português

Cuiabá – O programa de governo do candidato a Governador do Estado de Mato Grosso, Tito Lívio Canton (PV), foi plagiado do “Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego 2005 – 2008”, do Governo português. Segundo o “Correio do Estado”, do Mato Grosso, há trechos do documento apresentado pelo Partido Verde que foram copiados do programa português.  

O plágio foi descoberto porque uma parte do programa apresentado pelo PV ao Correio do Estado continha um parágrafo que não foi adaptado – nos demais, as palavras que se referem a Portugal ou aos portugueses foram substituídas por Mato Grosso do Sul ou sul-mato-grossense. O quarto item da “Agenda para a modernização” do programa do PV traz o seguinte trecho: “(…) promover o emprego, combater o desemprego e reforçar a educação e qualificação da população portuguesa (…)”.  

Todo o capítulo “Agenda para a Modernização” foi transcrito do plano português, diz o mesmo jornal. O capítulo seguinte, “Desafios e prioridades para MS”, também foi copiado e em parte adaptado da página 4 do documento português – “Desafios e prioridades para Portugal”, que traz os mesmos 15 itens propostos pelo PV. O Partido Verde acrescenta, no entanto, mais uma proposta, que trata da modernização e diversificação da agropecuária e “agregação de valor e industrialização dos produtos agrícolas”. 

As ações previstas pelo PV no item “Ocupação, emprego e renda” são um resumo do capítulo “Domínio da qualificação, emprego e coesão social”. O programa português prevê, por exemplo, “assegurar que num contexto sócio-econômico menos favorável, as desigualdades e dinâmicas de segmentação ou de exclusão do mercado de trabalho dos grupos mais desfavorecidos não se acentuem de forma insustentável”. O texto foi literalmente transcrito pelo PV em suas metas para Ocupação, Emprego e Renda. Da mesma forma, as propostas para educação também saíram do documento português.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: