Câmara Portuguesa organiza despedida para Cônsul na Bahia

Da Redação

O cônsul-geral de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, foi um dos homenageados na cerimônia de comemoração dos 10 anos de fundação da Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia.
O cônsul-geral de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, foi um dos homenageados na cerimônia de comemoração dos 10 anos de fundação da Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia.

A Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia promove, no dia 10 de julho, um jantar de despedida e homenagem para o Cônsul José Lomba.

O evento acontece no Yacht Club da Bahia a partir das 19h e o valor da adesão é R$ 95,00. Para reserva e maiores informações, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço [email protected]

Ele encerra o seu mandato no estado no dia 17 de julho. Natural de Macedo de Cavaleiros, cidade localizada na região norte de Portugal, Lomba é casado, tem um filho estudante em Portugal.

Antes de ser nomeado cônsul-geral de Portugal em Salvador, o diplomata esteve por cinco anos no Ministério de Negócios Estrangeiros, em Lisboa. Foi cônsul em Bilbao, na Espanha, entre 2001 e 2005. Também atuou na Embaixada de Moçambique, na África, onde se dedicou às relações políticas, de 1998 a 2001. Antes disso, também assumiu o consulado de Paris, na França, de 1986 a 1994.

Dentre os títulos e homenagens recebidos na Bahia, está o título de Cidadão Soteropolitano, em 2012. “Salvador é uma cidade especial, embora construída à imagem das cidades portuguesas, é peculiar pela diversidade cultural que, de forma sábia, conseguiu uma convivência exemplar cativando os viajantes e fazendo com que os portugueses, aqui, se sintam como se estivessem em qualquer cidade de Portugal”, declarou na altura José Manuel Lomba.

Homenagem
Também o Gabinete Português de Leitura organizou, no dia 18 de junho, uma homenagem para o Cônsul de Portugal. O evento reuniu integrantes da comunidade portuguesa e admiradores para despedir-se de Lomba.

O presidente da Câmara na Bahia, Antônio Coradinho, pontuou a importância do trabalho de Lomba nas relações entre os dois países. “Ele é muito simples e trabalhador. Conseguiu realizar diversas ações importantes, mas o seu grande legado foi unir as comunidades portuguesas na Bahia”.

Ao agradecer a presença de todos em seu discurso, o presidente do Gabinete, Manuel Bernardino da Silva, destacou os relevantes serviços prestados pelo cônsul à comunidade portuguesa que, com sua personalidade simples e marcante, encantou a todos. “José Manuel Lomba sempre esteve presente nas atividades culturais e sociais desta Casa. Desejamos um feliz retorno a Portugal, mantendo as nossas portas abertas para quando aqui voltar”, ressaltou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: