Câmara Portuguesa comemora 98 anos de fundação

Por Vanessa SenePara Mundo Lusíada

Everton Campos/Mundo Lusíada

>> O presidente Lula durante o seu pronunciamento.

A Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo comemorou seus 98 anos de fundação na Hípica Paulista em São Paulo, na noite de 22 de novembro. O evento reuniu diversas personalidades e autoridades, como o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o senador Aloísio Mercadante, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, além do presidente brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva, dentre outros.

O presidente da Câmara Portuguesa, Manuel Tavares de Almeida Filho abriu o evento afirmando que este aniversário era muito especial por conta da presença de grandes personalidades. Segundo Tavares de Almeida, houve um aumento significativo de empresas portuguesas se instalando no Brasil, e agora as pequenas empresas, até mesmo por necessidade, apostam na internacionalização. E elogiou o trabalho do governo Lula nestes oito anos de mandato que, na contramão do mundo, rentalizou o consumo interno e melhorou a economia, segundo disse. E finalizou com a frase do escritor irlandês Bernard Shaw: “A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio.”

O senador Aloísio Mercadante, em elogios ao presidente, afirmou que Lula mostrou para milhões de brasileiros que é possível superar adversidades e alcançar grandes sonhos. Mercadante, que também é membro da Câmara, citou a importância da herança portuguesa no Brasil, desde a época em que a família real trouxe “o que de melhor tinha na administração pública”. Mercadante se referiu ao presidente Lula como “embaixador da língua portuguesa”, já que em todas as viagens internacionais, o presidente brasileiro nunca deixou de se expressar em português. “Como diria Fernando Pessoa: Minha pátria, minha língua” finalizou Mercadante.

O prefeito Gilberto Kassab também discursou rapidamente nesta noite, elogiando a direção da Câmara Portuguesa, e citando hoje como uma oportunidade para os brasileiros agradecerem aos portugueses pelo que fizeram pelo Brasil.

Para o homenageado como Personalidade do Ano 2010, Antonio Pita de Abreu, citou que o presidente Lula venceu a pobreza e fez um trabalho, em seus dois mandatos, no sentido de retirar da linha da pobreza milhões de brasileiros. Pita de Abreu mostrou o trabalho da EDP (Energias de Portugal) que, segundo ele, há 19 anos é parte importante de sua vida.

Para o presidente da Câmara Portuguesa, esta não é apenas uma gestão privilegiada. “Acho que é o momento que Brasil-Portugal estão mais forte”, disse ao Mundo Lusíada, justificando os eventos promovidos pela instituição. Em um vídeo, mostrou feitos desta gestão como a Rodada de Negócios da Copa 2014, o aniversário de 97 anos da Câmara Portuguesa, que contou com uma homenagem ao treinador Luiz Felipe Scolari, e dos debates com os candidatos ao Governo de São Paulo.

Quebrando o protocolo, Manuel Filho pediu aos convidados uma salva de palma em homenagem ao senador Romeu Tuma, falecido recentemente, que também era um dos associados da Câmara Portuguesa.

Para o ano de Brasil-Portugal, que acontece em 2012 e estão sendo programadas diversas atividades culturais simultâneas nos dois países, a Câmara Portuguesa também deve participar desta programação, já que neste ano comemora seus 100 anos de fundação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: