Bush quer nova meta no combate ao aquecimento global

Divulgado na quinta, 31 de maio, Bush afirmou que tem objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. “Os Estados Unidos vão trabalhar com outros países para estabelecer um novo quadro para as emissões de gases com efeito de estufa quando expirar o protocolo de Kyoto, em 2012”, disse Bush, num discurso em Washington.

De acordo com ele, os EUA terão reuniões com principais países emissores de gases de efeito estufa, incluindo "países de crescimento econômico rápido" como a Índia e a China.

Na primeira semana de junho, acontece na Alemanha a cimeira dos países industrializados, onde a chanceler Ângela Merkel fez do aquecimento global uma das suas prioridades.

Para o presidente norte-americano, os 15 maiores países poluentes do mundo precisam determinar uma nova meta de emissões de gases com efeito de estufa até final de 2008. A iniciativa apresentada por Bush propõe a eliminação das barreiras alfandegárias que dificultam a difusão de tecnologias “limpas”.

No final do ano, a Casa Branca deve convocar uma reunião em Washington, com representantes de mais 14 países, responsáveis por 80% da contaminação no mundo. Entre eles, deverão estar China, Índia, Brasil, Austrália, África do Sul, México, Coréia do Sul, Rússia e as principais economias européias.

Até agora, a administração de Bush se recusou a aceitar as limitações das emissões de gases poluentes, definidos pelo protocolo de Kyoto. 

Leia mais >> Greenpeace e Amigos da Terra acusam Bush de “falta de seriedade” e querer fracassar as discussões internacionais sobre o aquecimento climático

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: