Brasil e Portugal entre vencedores dos Prêmios de Serviço Público da ONU

Da Redação

Iniciativas do serviço público do Brasil e de Portugal estão entre os vencedores da edição de 2020 dos Prêmios de Serviço Público das Nações Unidas. Outros cinco contemplados são Bangladesh, Botsuana, México, Coreia do Sul e Espanha.

O anúncio oficial dos premiados coincide com o Dia do Serviço Público das Nações Unidas, celebrado no último 23 de junho.

Portugal é distinguido pela Tarifa Social Automática de Energia. O programa fornece energia elétrica e gás natural com taxas reduzidas às famílias com baixos rendimentos.

A ministra portuguesa da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, contou, de Lisboa, que mais de 800 mil famílias são beneficiadas pelo serviço reformado há três anos.

“O prêmio agora atribuído pela ONU para a Agência para a Modernização Administrativa prende-se com a disponibilização de uma plataforma de interoperabilidade através da qual se cruzam dados detidos pelas diversas entidades da administração pública, com vista à concessão da Tarifa Social de Energia. Isto permite que não tenham de ser as famílias a ter que apresentar a documentação. Pelo contrário, através desta plataforma, as entidades administrativas obtêm entre si as informações.”

Já para o Brasil, 2020 marca a segunda distinção do município de Jaboatão dos Guararapes pelas Nações Unidas. No ano seguinte à primeira distinção, o Programa Jaboatão Prepara ajudou 2 mil alunos do 9º ano.

Os estudantes são preparados para as provas de escolas técnicas do Estado de Pernambuco, onde mais de 80% são aprovados nas avaliações.

O prefeito Anderson Ferreira Rodrigues realçou que o reconhecimento satisfaz a ambição por projetos ainda maiores.

“Fico muito feliz. Pela segunda vez consecutiva, Jaboatão recebe esse prêmio da ONU. Um prêmio que retrata a inclusão social no nosso município. Especialmente nessa categoria na área de educação. O Jaboatão Prepara tem feito a diferença na vida dos jovens, mas também de toda sua família. Estamos no caminho certo e vamos conquistar ainda mais: um futuro melhor para todos.”

No ano passado, o município brasileiro foi distinguido pelo Programa de Coleta de Lixo que oferece treinamento e suporte técnico e de infraestrutura para permitir que a atividade traga benefícios ambientais.

Com a iniciativa, houve um aumento de 90% na renda média dos membros da cooperativa em um ano. Em 2012, Pernambuco também foi agraciado por duas iniciativas do então governador Eduardo Campos sobre igualdade de gênero e participação política.

Covid-19
A distinção atribuída pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU é a mais prestigiada para projetos “mais inovadores e eficazes da administração pública”.

Em tempo da Covid-19, a ONU destaca que o prêmio enfatiza a importância e a adaptabilidade do setor público.

A ideia é enaltecer o valor, a virtude e a visibilidade do serviço público para com as comunidades e para o progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODSs .

Em 2020, as celebrações do Dia do Serviço Público das Nações Unidas destacam os esforços dos funcionários que dedicam suas vidas para manter o bom funcionamento dos serviços públicos durante a pandemia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: