Autoridades chegam a Luanda para Cimeira da CPLP e já cumprem compromissos

Mundo Lusíada

As autoridades brasileiras e portuguesas já desembarcaram na capital angolana, nesta quinta-feira, para participar da Cimeira da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que acontece no próximo sábado.

Na sua chegada a Luanda, o Presidente de Portugal disse esperar uma “grande cimeira” da CPLP, em que deverá ser aprovado o acordo de livre circulação entre os países membros.

Pouco depois de ter saído do avião e de ter pisado solo angolano, o chefe de Estado português assumiu que chega a Luanda com “muito boas expectativas”.

“Vai ser uma grande cimeira” da CPLP”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou à capital angolana com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Presidente português e o ministro dos Negócios Estrangeiros entregaram, no aeroporto de Luanda, uma primeira remessa de 50 mil vacinas contra a covid-19 destinadas a Angola no âmbito da cooperação da CPLP. Perante o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e da ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, tendo o chefe de Estado português ao seu lado, Augusto Santos Silva referiu-se a esta doação de 50 mil vacinas da AstraZeneca.

“Antes de Angola, já foram para Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. Em breve, também seguirão remessas de vacinas para São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”, declarou Santos Silva.

Na cimeira de Luanda da CPLP, além de Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

Já António Costa parte na manhã de sexta-feira para Luanda, chegando ao fim da tarde, devendo já participar com o chefe de Estado português e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, pelas 19:00, no jantar de gala por ocasião dos 25 anos da fundação da CPLP, e que incluiu um momento musical interpretado pela fadista Cuca Roseta.

A cimeira abre com uma Intervenção de boas-vindas a cargo do Presidente de Angola, João Lourenço, seguindo-se um breve discurso do chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Fonseca, país que termina a sua presidência “pro tempore” da comunidade.

Os trabalhos formais da cimeira deverão começar pelas 10:30, com a posse do chefe de Estado angolano como presidente “pro tempore” da CPLP para o biênio 2021-2023.

Compromisso Brasil-Angola

Comitiva brasileira inaugura mural de obras do patrimônio histórico-cultural dos países de língua portuguesa no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

No pouso em Luanda, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, foi recebido por autoridades angolanas, como o Chefe da Casa Civil, Adão Francisco Correia, governadora de Luanda, além do Adido de Defesa do Brasil, Cel Fábio Dockhorn. Do Brasil, embarcou com o vice-presidente Hamilton Mourão, o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o Secretário de Assuntos Estratégicos, Alte Rocha.

A convite do Embaixador Rafael Vidal, o vice-presidente e o Ministro Carlos França inauguraram um mural de obras do patrimônio histórico-cultural dos países de língua portuguesa membros da CPLP, grafitado por artistas angolanos na fachada do Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

Do lado brasileiro, o mural de arte urbana pintado na fachada do CCBA destaca o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro/RJ, por onde chegaram muitos antepassados. Retratando Angola, o painel apresenta as ruínas de Mbanza Kongo, patrimônio histórico localizado em Luanda.

Prestigiaram o evento o Min da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, Jomo Fortunato, e o Min das Relações Exteriores, Téte António. “Por meio de atividades educativas e culturais, o CCBA aproxima ainda mais a história e a cultura de nossas nações” defendeu Mourão.

Também o Ministro Carlos França manteve reunião com a Chanceler de Guiné-Bissau, Suzy Barbosa, para debater a ampliação da cooperação Sul-Sul e o interesse em ampliar a parceria em educação, agronegócio e defesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: