Assembleia do Amapá homenageia embaixador de Portugal e vice-cônsul em Belém

Mundo Lusíada

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá entregou ao embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, a Medalha de Amigo do Amapá e a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, o Título de Mérito Legislativo, respectivamente.

As homenagens feitas pela Casa Legislativa na última sexta-feira no Plenário Deputado Dalto Martins, e faz parte das comemorações do 5. Encontro da Comunidade Portuguesa no norte do Brasil.

A comitiva portuguesa, liderada pelo embaixador, foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa. Por quase sessenta minutos, eles conversaram sobre diversos temas que aproximam os dois países e da importância da comunidade portuguesa no desenvolvimento econômico e social do Amapá.

Na solenidade, o embaixador Luís Faro Ramos destacou a boa relação entre brasileiros e portugueses. Disse que a comunidade brasileira é a maior em seu país e que cresce a cada dia. Classificou a honraria como um “prêmio a todos os portugueses”. “Estamos ligados pelo passado, pelo presente e com certeza continuaremos ligados no futuro e asseguro que este prêmio levo no coração e me sinto contente por estar aqui representando todos os portugueses”, disse.

A vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, reforçou o calor humano com o qual foi recebida no estado. “O mais importante é realmente o calor humano com o qual eu fui recebida e esta homenagem foi importante no sentido de ver como a comunidade portuguesa aqui é querida e também integrada e que representa o fator de desenvolvimento desse estado e com muito orgulho que eu sirvo esta comunidade”, ressaltou.

Para o presidente do legislativo, além de considerar uma data especial para o Estado do Amapá, as comendas entregues ao embaixador e a vice-cônsul significam o respeito e a consideração dos amapaenses para com os portugueses que chegaram e contribuíram para o desenvolvimento do estado. “Foi gratificante presenciar a participação da comunidade portuguesa que tanto colabora com o nosso estado com a geração de emprego e renda e mais do que justo dar essas honrarias a duas pessoas que representam Portugal no Brasil e na região norte”, enfatizou.

Também estiveram presentes na cerimônia o governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, o cônsul honorário do Amazonas, Antônio Humberto de Matos, a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa, deputada Cristina Almeida, e o deputado Jack JK.

Encontro com Prefeito

Autoridades discutiram questões relacionadas à Saúde e Economia | Foto: Junior Dantas/PMM

Também dia 22, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recebeu a comitiva liderada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro Ramos. Durante o encontro, as autoridades discutiram uma série de ações de Saúde e Economia que podem ser desenvolvidas entre Macapá e Portugal, como o intercâmbio de médicos e a instalação da Câmara de Comércio Brasil-Portugal.

“Essa é mais uma oportunidade que estamos aproveitando para atrair novas ações que visam o desenvolvimento e o fortalecimento de segmentos importantes para nossa cidade”, destacou o prefeito.

Durante a reunião, o embaixador de Portugal no Brasil disse que está à disposição da administração pública municipal para discutir questões que tragam o desenvolvimento para o país europeu, quanto para Macapá.

“Viemos ao Amapá para conhecer o estado e estamos aqui na Prefeitura à disposição para que possamos discutir parcerias que sejam importantes para Portugal e Macapá”, diz.

Também participaram do encontro a vice-cônsul de Portugal em Belém (PA), Maria Fernanda Pinheiro, e representantes das Comunidades Portuguesas do norte do Brasil.

O embaixador de Portugal também esteve na Universidade Estadual do Amapá onde proferiu palestra sobre a internacionalização no ensino superior.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: