Arouca e Santos: Cidades irmãs estreitam cooperação

Odair Sene,Do Jornal Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

PERSONALIDADES >> Ernesto Vieira, o secretário de Cultura de Santos Carlos Pinto, presidente da Camara de Arouca, José Artur Tavares Neves, presidente da Assembléia da Câmara de Arouca, Zeferino Duarte Brandão, o vice Cônsul de Santos, Rogério dos Santos Vieira, e o maestro português Antonio Costa participaram do evento.

 

No último 15 de março, autoridades brasileiras e portuguesas se reuniram para comemorar o 7º aniversário de cooperação entre as duas cidades irmãs: Arouca, norte de Portugal, e Santos, no litoral paulista.

A Prefeitura Municipal de Santos e Prefeitura Municipal de Arouca, através de uma comissão organizadora presidida por Ernesto Vieira, promoveram um concerto e um jantar para marcar a data, em encontro realizado em Santos. Os eventos contaram com a presença do presidente da Câmara de Arouca, Engº José Artur Neves, e o secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto.

As duas cidades irmãs estão dando passos decisivos no âmbito da geminação, que foi assinada formalmente em 2001, de acordo com Engº Artur Neves. Dois anos depois, o prefeito de Santos esteve na Vila de Arouca para inauguração de um marco referente a geminação Arouca-Santos. Em finais de 2005, foram estabelecidos contatos entre empresários e representantes de instituições de ensino, durante um congresso que ocorreu na cidade de Santos. Nesta altura, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Baixada Santista e Associação dos Municípios Terras de Santa Maria, composta por Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira. "Arouca é um território pequeno comparado com Santos, portanto não tinha muita lógica no aumento de relações bilaterais. Entendemos, eu e o prefeito João Paulo Tavares Papa, que deveríamos alargar a geminação no que respeita as possíveis trocas bilaterais na área da educação e economia", explicou Artur Neves.

O intercâmbio na parte cultural, este ano, marcou a data da geminação com um concerto do maestro português Antonio Costa, em apresentação no Teatro Coliseu. "Teremos aqui um grande concerto dirigido por um arouquense e com a orquestra de Santos", disse ao Mundo Lusíada, antes do evento.

E para os próximos anos, a intenção é estabelecer um programa que marque a geminação tanto em Santos como em Arouca. Em um almoço, a autoridade arouquense e o prefeito santista estiveram debruçados sobre uma programação a ser realizada também na vila portuguesa. "Apesar da diferença imensa que existe entre a cidade de Santos e Arouca, existem áreas muito comuns, por exemplo, o setor de turismo representa para Santos um importante item econômico, para Arouca também, embora sejam destinos turísticos diferentes: aqui, sol e mar, e lá turismo de natureza e cultural, tal como aqui também há turismo cultural muito acentuado".

Outra semelhança está nos centros históricos, um item de destaque em Arouca e um projeto sendo revitalizado em Santos. "Mas precisamos segmentar a geminação com atos mais concretos e é isso que vamos fazer", diz o arouquense que está há dois anos e meio à frente da Câmara de Arouca.

Sem a presença do prefeito de Santos, o evento encerrou após as trocas de mimos entre as autoridades presentes e o jantar foi oferecido no Hotel Parque Balneário, em Santos.Arouquenses de SPO presidente da Câmara vem participando de diversos eventos da comunidade arouquense em São Paulo e Baixada Santista, como no aniversário do Arouca São Paulo Clube, que este ano participou pelo terceiro ano consecutivo. "Os dirigentes do Arouca SP Clube tem presenteado com o convite, como é tradição há muitos anos, o presidente da Câmara vir às comemorações de aniversário do clube, tal como, quando é aniversário do Arouca Barra Clube, no Rio de Janeiro".

Em São Paulo, o aniversário do clube coincide ainda com a geminação Arouca-Santos, o que segundo Artur Neves, "leva-nos a contatar com a nossa comunidade no Brasil". Respondendo um gracejo popular, sobre São Paulo abrigar mais arouquenses do que a própria Vila de Arouca, o presidente da Câmara disse não ser verdade, "mas quase".

Segundo ele, Arouca tem cerca de 25 mil habitantes, em Santos a estimativa é de 5 mil arouquenses, e em toda Baixada o número é desconhecido mas "dizem ser 18 mil, o que é fantástico", defendeu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: