Armenio Mendes elogia disposição do novo cônsul geral por proximidade com a comunidade

Por Odair Sene

Durante homenagem ao cônsul: o presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço e o cônsul honorário em Santos, Armenio Mendes.

O Cônsul Geral de Portugalem São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, realizou seu primeiro contato com os portugueses da baixada santista, litoral do estado de São Paulo, no último dia 02 de julho, quando esteve na sede cultural do Centro Cultural Português, almoçou na sede social da entidade e ainda conheceu as instalações do Consulado Honorário antes de retornar para São Paulo. Logo em sua chegada, Paulo Lourenço foi apresentado ao prefeito da cidade de Santos, João Paulo Tavares Papa, e visitou um jornal local.

O cônsul honorário Armênio Mendes disse ao Mundo Lusíada que Paulo Lopes chegou com “idéias novas”, querendo mais proximidade com a comunidade e que, por conta disso, espera trabalhar mais integrado, mais afinado com o Consulado de São Paulo.

“Entendi que ele vai usar os consulados honorários como intermediadores para estar mais próximo das comunidades, e eu me coloquei à disposição dele, porque eu acho que neste momento de crise em Portugal, os diplomatas têm um papel muito importante a desenvolver junto às comunidades. Hoje nós temos um governo diferente em Portugal, temos um governo que está produzindo e isso reflete nas comunidade como uma forma de confiança. Você não investe em um país quando você se sente inseguro com a política ali implantada. E Portugal precisa se reerguer, então, nada melhor que pegar as comunidades portuguesas, que estão bem economicamente para dar uma mãozinha para seu país, que é tão pequeno em relação a uma comunidade tão grande que vive fora dele”, referiu o cônsul honorário de Santos.

Durante a visita no Centro Cultural Português, Paulo Lourenço revelou que pretende sugerir ao governo português para que seja mais “maleável” em termos de tributação fiscal para portugueses que vivem no estrangeiro e que tenham negócios e ou imóveis no país. A iniciativa do diplomata português pode ter a ver com matéria publicada pelo Mundo Lusíada, conforme entende o cônsul em Santos, Armênio Mendes.

“Eu disse ao cônsul ainda há pouco, que nós publicamos sobre este problema sim, porque entendo que amigo não é aquele que passa a mão na cabeça, amigo é aquele que aponta as feridas para que possam ser curadas, e eu disse isso ao cônsul, e disse que faria novamente e incentivo a quem se sentir prejudicado, para que faça, porque isso pode ser levado para quem legisla nossas leis, para que corrijam e nos motivem a irmos mais fortes para Portugal como investidores”, explicou.

Segundo Armênio Mendes o cônsul se mostrou muito interessado nisso, até porque ele teve sempre o exemplo em sua casa, em sua família, sendo filho de um empresário ligado à área da construção, portando essa era a linguagem que ele ouvia em sua casa.

A expectativa do Consulado de Santos, hoje, é para melhorar ainda mais a relação com o órgão diplomático de São Paulo. E uma das necessidades tidas como primordial é melhorar o orçamento que o órgão de Santos vem solicitando para manter seus funcionários e serviços – para se manter. Além disso o Consulado espera sempre manter a boa relação com São Paulo.

Segundo Armênio Mendes, o órgão de Santos aguarda ainda a liberação do equipamento que lhe permitirá emitir o Cartão do Cidadão. “Essas são nossas necessidades e eu espero que o Consulado de São Paulo esteja ao nosso lado para nos atender e sempre nos ajudar, isso é importantíssimo”, disse ao Mundo Lusíada o cônsul Armênio Mendes.

Leia mais em: Cônsul Geral de São Paulo faz primeira visita para comunidade da Baixada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: