Armênio Mendes decidirá se vai assumir cargo em Santos

Embaixador lança desafio e aposta em um melhor atendimento no Consulado da Baixada Santista.

Mundo Lusíada

A Embaixada de Portugal em Brasília confirmou ao Mundo Lusíada, através do próprio embaixador Francisco Seixas da Costa que o empresário luso-santista Armênio Mendes será o cônsul-honorário de Portugal em Santos. A notícia foi divulgada na quarta-feira, 17 de setembro e repercutiu em diversas mídias.

Entretanto na sexta-feira, 19 de setembro, Armênio Mendes revelou ao jornal A Tribuna (de Santos) que só deve aceitar o convite para ser cônsul honorário de Portugal na Cidade após uma conversa com o embaixador português em Brasília, Francisco Seixas da Costa. Para o empresário, é preciso saber, primeiro, qual a estrutura que o governo português pretende manter na região para atender à comunidade.

Segundo a reportagem, as dúvidas se devem à política de contenção de gastos do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que poderia retirar o “status” de consulado e transformar numa representação consular, com menos atribuições e autonomia, a unidade diplomática com sede em Santos.

Armênio Mendes ainda lembrou que no ano passado já recusou o mesmo convite. Em julho último, o empresário disse que recebeu um telefonema do embaixador português renovando a oferta do cargo. "Não tenho vaidades pelo cargo. Caso assuma, preciso fazer de forma responsável. Tenho que saber os procedimentos e a estrutura para o consulado, porque vou me considerar responsável pela comunidade".

Além da confirmação ter sido feita pelo chefe da Embaixada, o nome de Armênio Mendes foi também confirmado pelo conselheiro de Comunicação da representação, Carlos Fino. "Podemos afirmar que o Ministério dos Negócios Estrangeiros Português vai formalizar em breve a indicação do senhor Armênio Mendes para o cargo de cônsul honorário em Santos".

Aposta em SantosAo Mundo Lusíada, o embaixador Seixas da Costa revelou ainda que, após a reestruturação consular, Santos será um modelo de atendimento, apostando num bom acolhimento pelos usuários. "Posso garantir uma coisa, se tudo correr bem como eu espero que corra, e vai correr até final do ano, nós vamos ter um modelo de representação consular na Baixada Santista, eu diria, a um nível com a capacidade de intervenção pelo menos tão boa como tínhamos no passado" afirmou durante entrevista.

De acordo com o diplomata, o Consulado formalmente e de modo institucional poderá não ser igual. "Mas vamos ver, e eu aceito apostas que, dentro de um ano as pessoas estarão a olhar para aquilo que é a oferta dada pela nova estrutura consular, que vai ser criada em Santos, e veremos se as pessoas estarão mais ou menos satisfeitas do que o serviço que hoje o Estado português presta" instiga Seixas da Costa. "É este o desafio que eu faço".

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: