Após referendo na Escócia, Durão Barroso diz que recusa da independência fortalece Europa

Mundo Lusíada
Com Lusa

durao-barrosoO presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse nesta sexta, 19 de setembro, que a recusa da independência pelos escoceses, em referendo, unifica e fortalece a Europa.

A contagem das 32 circunscrições escocesas dá a vitória do ‘não’ no referendo para a independência com 55,3% dos votos, enquanto o ‘sim’ obteve 44,7%, de acordo com dados oficiais. A participação no referendo atingiu um número recorde de 85,6%.

“Este resultado é bom para a Europa unida, aberta e fortalecida que a Comissão Europeia defende”, disse o português José Manuel Durão Barroso, num comunicado divulgado.

Durão Barroso salientou ainda que o executivo comunitário saúda o fato de, nos últimos anos, o governo e o povo escoceses terem “reafirmado repetidamente o seu compromisso” com a UE. “Saúdo a decisão do povo escocês de manter a unidade do Reino Unido”, disse também.

Satisfação
Também o primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestou a sua satisfação pela decisão do povo escocês.

Numa declaração em frente da residência oficial de Downing Street, David Cameron disse que o “resultado foi claro” e que é uma “oportunidade” de mudar a forma como o país é governado.

David Cameron garantiu também que cumprirá na “totalidade” a promessa de mais autonomia para a Escócia depois do referendo.

Os partidos britânicos, sublinhou, vão cumprir com a transferência de mais poderes para a Escócia em matérias fiscal e da área social, dizendo acreditar que, em janeiro de 2015, estará disponível a legislação que cumpra esse objetivo.

Cerca de 4,3 milhões de eleitores decidiram em referendo se querem permanecer no Reino Unido ou a independência da Escócia, uma união política com mais de três séculos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: