Após polêmica com “swap”, secretário de Estado do Tesouro pede demissão

Mundo Lusíada
Com agencias

SecretarioTesouro_JoaquimPaesJorgeO secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, apresentou em 07 de agosto a demissão do cargo, na sequência da polêmica que envolve o caso ‘swap’, de acordo com um comunicado do ministério das Finanças.

“A minha disponibilidade para servir o país sempre foi total. Não tenho, no entanto, grande tolerância para a baixeza que foi evidenciada” declarou em comunicado. “É este lado podre da política, de que os portugueses tantas vezes se queixam, que expulsa aqueles que querem colocar o seu saber e a sua experiência ao serviço do país”.

Pais Jorge tomou posse a 02 de julho. Numa declaração de uma página, enviada pelo Ministério das Finanças, Joaquim Pais Jorge adianta que aceitou o convite para o cargo “com muito orgulho”, já que “a situação que o país atravessa é dificílima”, considerando por isso ser “uma enorme honra em poder ajudar” um país que estava sob assistência financeira.

O coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, afirmou que a demissão do secretário de Estado do Tesouro não dispensa a demissão da ministra Maria Luís Albuquerque, por ter sido quem o nomeou. “E, em segundo lugar, a própria ministra está envolvida numa série de trapalhadas e mentiras que exigem a sua demissão”, disse à Lusa João Semedo.

Momentos antes do anúncio de que Joaquim Pais Jorge se havia demitido, o coordenador do Bloco de Esquerda já tinha dito, em Faro, que “todos os dias o Governo se envolve em mais uma trapalhada e a sucessão de trapalhadas justifica-se para proteger a sua ministra das Finanças, que mentiu ao Parlamento, que mentiu ao país”.

João Semedo realçou que “se o Governo julgava que punha uma pedra em cima do assunto com a demissão do secretário de Estado do Tesouro é exatamente ao contrário”, ou seja, “dá ainda mais visibilidade à necessidade” de demissão da ministra Maria Luís Albuquerque.

Inquérito
Maria Luís Albuquerque, acusada de ter mentido aos deputados sobre o conhecimento dos contratos de empréstimo de empresas estatais com juros acima do mercado (prejuízo de 275 milhões de euros ao ano). Em 25 de jullho a Lusa divulgou que os emails enviados pelo ex-diretor-geral do Tesouro e Finanças Pedro Felício à agora ministra das Finanças em junho e julho de 2011 já continham informação sobre ‘swap’ e indicavam uma perda potencial de 1,5 bilhões de euros.

Nos emails trocados entre o ex-diretor-geral do Tesouro e Maria Luís Albuquerque, no verão de 2011 é feito em primeiro lugar um ponto de situação sobre o valor a preço de mercado dos contratos ‘swap’ nas principais empresas (Metro de Lisboa, Metro do Porto, CP e Refer).

Maria Luís Albuquerque tinha afirmado anteriormente que na pasta de transição nada constava sobre o tema e que “não havia qualquer documentação, nem nada de novo a transmitir, porque a informação tinha sido solicitada e apenas isso”, em declarações feitas em 01 de julho. Recentemente, Maria Luís Albuquerque, na Comissão Parlamentar de Inquérito à celebração de contratos de gestão de risco financeiro por empresas do setor público, sublinhou; “não menti, como aliás não me cansei nem cansarei de repetir”.

LEIA MAIS >> Passos Coelho tem vitória no Parlamento e oposição critica ministra das Finanças

1 Comment

  1. Todo o Governo deveria ter tido vergonha daquilo que tem estado a fazer ao Povo, da destruição que tem causado em Portugal e já se deveriam ter demitido todos. Essa é a vontade não respeitada pelo Presidente da Republica, de todos os Portugueses, que se tem manifestado, nas maiores manifestações de que há memoria em Portugal.

    Siga o blog: teimosiaportuguesa.blogspot.pt

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: