“Algarve tem de se virar mais para o investimento no interior e patrimônio” diz ministro

Da Redação

O Ministro português da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, afirmou que o “Algarve tem de se virar mais para o investimento no interior e no patrimônio”, durante uma visita ao Castelo de Paderne, em Albufeira.

Castro Mendes sublinhou que é o interior da região e o seu patrimônio histórico que servem cada vez mais como fator de atratividade para os turistas e que estabelece a distinção para as outras regiões do mundo.

A Torre Albarrã do Castelo de Paderne foi requalificada recentemente e foi dada como um exemplo deste investimento por parte do Ministro da Cultura.

O castelo, fundado pelos almóadas no século XII, é uma pequena fortificação rural de caráter defensivo, cujas muralhas foram construídas exclusivamente através de um processo designado taipa militar, que praticamente já não é utilizado mas que foi replicado na intervenção efetuada na Torre Albarrã.

O processo de reabilitação do castelo vai ter uma segunda fase, com um valor de investimento a rondar os 400 mil euros e que tem o objetivo de recuperar a muralha nascente do castelo, protegendo-a da erosão.

O Ministro sublinhou que este monumento é muito raro e que é essencial haver uma conjugação de vários esforços – como a construção de melhores acessos ao castelo – para que patrimônio como este possa estar adequadamente valorizado.

Este esforço inclui o Estado, através da mobilização dos fundos regionais, as autarquias, através da criação de condições de acessibilidade, animação e valorização do patrimônio e dos mecenas, “que felizmente aparecem para apoiar” estes projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: