Alentejo não deve ficar a “ver os comboios passar” com nova linha Sines-Caia

Da Redação
Com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou ser “fundamental” que o Alentejo não fique a “ver os comboios passar” com a linha ferroviária do Corredor Internacional Sul Sines-Elvas (Caia), defendendo a fixação de empresas na região.

Trata-se de uma obra “absolutamente essencial” para “melhorar a competitividade externa” e a “coesão interna” do país, realçou o chefe do Governo, em Redondo, no distrito de Évora, na cerimônia de adjudicação da empreitada de construção de um dos troços desta linha ferroviária de mercadorias.

Segundo António Costa, que já antes tinha ouvido o presidente da Câmara de Redondo, António Recto, a alertar para a importância de o projeto contribuir para o desenvolvimento da região e de os alentejanos não ficarem a “ver passar os comboios”, esta linha ferroviária “é uma oportunidade” para “criar uma maior coesão interna”.

“E é por isso que é fundamental que esta linha que atravessa toda esta grande planície alentejana não seja uma obra para que quem cá vive fique, como disse o senhor presidente, a ver os comboios passar”, assinalou o primeiro-ministro.

Pelo contrário, defendeu, “tem que ser mais uma oportunidade para que as empresas aqui se fixem e possam ver nesta infraestrutura uma melhor oportunidade de, instalados no Alentejo, terem melhores condições de exportar para a Europa ou exportar para todo o mundo a partir do Porto de Sines”.

A cerimônia realizada nesta segunda-feira em Redondo assinalou a adjudicação pela Infraestruturas de Portugal (IP) da empreitada para a construção do novo troço Évora Norte/Freixo, o primeiro de três da ligação Évora Norte/Elvas, no Corredor Internacional Sul que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, no concelho de Elvas.

A obra, num valor de 46,6 milhões de euros, tem um prazo de execução de 540 dias e está inscrita no Programa Ferrovia 2020.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: