Adolescente testa positivo e é 4º caso confirmado de Covid-19 no Brasil

[ Atualizada às 14h ]

Da Redação

O Ministério da Saúde confirmou o quarto caso por COVID-19 em uma adolescente de 13 anos assintomática em São Paulo. Quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: resultado do exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolf Lutz (IAL); local provável de infecção (Itália); possibilidade do uso de medicação para tratar uma lesão que pode ter mascarado os sintomas; e, ainda, a possibilidade de a paciente apresentar sintomas provocados pelo coronavírus nos próximos dias.

A decisão foi tomada por um grupo de especialistas que estiveram reunidos nesta quinta-feira (5), em Brasília, a convite do Ministério da Saúde.

O país passa a registrar quatro casos confirmados de coronavírus. Todos são de transmissão importada, de pessoas que estiveram em áreas endêmicas onde o vírus já circula. Outros 531 suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde e 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.

Com a confirmação da presença do vírus no organismo, a paciente pode desenvolver os sintomas nos próximos dias, que são febre associada a outros sintomas respiratórios como tosse e dificuldade para respirar. O período de incubação do coronavírus é, em média, de 14 dias. A jovem permanece em casa e é monitorada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, bem como as pessoas que tiveram contato próximo.

A adolescente retornou da Itália, no último domingo (1º), e passou por exame do Hospital Beneficência Portuguesa, no último dia 3. A amostra coletada foi encaminhada ao Laboratório Fleury, com a contraprova realizada pelo Instituto Adolf Lutz (IAL) nesta quarta-feira (4).

O resultado do exame foi positivo para coronavírus e o caso não entrou na lista de confirmados, inicialmente, por ser considerado atípico, já que a jovem não apresentou os sintomas, que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, após debate em conjunto com a Secretaria Estadual de São Paulo, o caso entra na lista de confirmados como coronavírus.

Testes no país
No Brasil, laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados da doença pela primeira vez, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Evandro Chagas, no Pará; e Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passa a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Na quarta, a Fiocruz começou a distribuir, no Rio de Janeiro, kits para o diagnóstico do novo coronavírus para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Casos confirmados de infecção por Covid-19 no Brasil:

1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

3° Caso: Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

4° Caso: Adolescente de 13 anos que está na cidade de São Paulo e esteve, recentemente, na Itália.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: