ABAV: Estratégia para atrair brasileiros envolve imagem de Portugal moderno, diz secretário de Turismo

Mundo Lusíada
Com agencias

O secretário de Estado português do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, fala durante assinatura de convênio com o Brasil.
O secretário de Estado português do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, fala durante assinatura de convênio com o Brasil.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou em São Paulo que a estratégia para atrair turistas brasileiros envolve o contato direto com operadoras do país e da projeção da imagem de Portugal.

“Não é possível manter o número de crescimento que estávamos a ter de turistas brasileiros. É importante continuar a crescer, e trabalharemos para fidelizar e manter o turista”, disse Mesquita Nunes à imprensa durante a 41ª Feira de Turismo das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

O secretário realçou que a rede de delegados do Turismo de Portugal no estrangeiro está sendo reformulada, com o estabelecimento de objetivos diferenciados para cada destino, como um número pré-determinado de reuniões e contatos a serem feitos.

No Brasil, a meta envolve a projeção da imagem de Portugal como um país europeu e moderno, ainda desconhecido dos brasileiros. “Essa imagem deve ser trabalhada não só do ponto de vista turístico, mas também social e cultural”, disse Mesquita Nunes.

Outro objetivo em relação ao turista brasileiro é fazê-lo permanecer mais tempo em Portugal quando tiver de fazer uma escala no país, mas o secretário não revelou nenhuma nova ação para cumprir o objetivo. Uma das apostas para melhorar a promoção de Portugal no Brasil é o recurso a ferramentas na Internet considerando que o perfil do turista que chega do país é jovem, segundo Mesquita Nunes.

O governante disse também que o Brasil continua a ser um país prioritário nos investimentos para atrair turistas, mesmo nos próximos anos, em que receberá grandes eventos desportivos (Mundial2014 e Jogos Olímpicos de 2016) que costumam diminuir as viagens internacionais.

Para Mesquita Nunes, a desvalorização da moeda brasileira, o real, contra o dólar e o euro, não assusta os números do turismo. O secretário disse ter sido informado pelo ministro brasileiro do Turismo, Gastão Vieira, de que essa flutuação não afeta significativamente as viagens internacionais dos brasileiros porque eles costumam comprar a crédito e a prestações, o importante é que os valores mensais caibam em seus orçamentos.

Participação portuguesa

A companhia aérea TAP PORTUGAL apresentou em 4 de setembro, na 41ª ABAV, a nova carta de vinhos portugueses para a classe executiva. A apresentação também contou com uma degustação de vinhos, que foram pré-selecionados e testados a mais de 30 mil pés de altitude.

Na oportunidade, estiveram presentes Luiz da Gama Mór, vice-presidente executivo da TAP, Mário Carvalho, diretor Geral da empresa para América do Sul, e Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). O objetivo da cerimônia dessa nova carta é tornar ainda mais rigoroso e aprimorado o processo de escolha de vinhos servidos a bordo, com prioridade aos clientes da TAP.

Segundo o Turismo de Portugal, este ano há mais destinos regionais participantes na feira, e com participação de 17 empresas portuguesas do setor na feira em São Paulo.

Além das Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) do Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Algarve, Alentejo e Madeira, estão também representadas empresas da área da hotelaria e transportes, como TAP Portugal, companhia aérea açoriana SATA, Grupo Pestana, Tivoli Hotels & Resorts, Vila Galé, André Tours, Top Atlântico DMC, Hotel Mundial, Dom Pedro, Lusitanasol, Cordial Tours, Turim Hotéis e Hotéis Real. Outras conhecidas marcas portuguesas também constam da lista de expositores divulgada pela ABAV, como a rede de agências de viagens Abreu, agências Geostar e Lusanova e a feira BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O objetivo da participação é aumentar o interesse e atrair turistas brasileiros para os empreendimentos portugueses. Ano passado, o Brasil foi o 7º mercado mais importante da procura externa para Portugal, tanto em hospedagens (1,14 milhão), como em receitas (399,7 milhões de euros).

A ABAV 2013 ocupa 50 mil m² de área de exposição do Parque Anhembi, que é o maior Centro de Exposições da América Latina, durante os cinco dias do evento – de 4 a 8 de setembro- sendo os três primeiros dedicados exclusivamente à participação dos profissionais do trade turístico e, no final de semana, dias 7 e 8 de setembro, será aberto para a visitação do público.

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