“A vida continua” mas com juízo, diz presidente português

Mundo Lusíada com Lusa

O Presidente de Portugal defendeu neste dia 25 que “a vida continua” depois do período mais crítico da pandemia causada pelo novo coronavírus, exortando os portugueses a “terem juízo” e a cumprirem as regras sanitárias que “o convívio social impõe”.

“A vida continua. Continua naturalmente com atenção que sempre esteve presente na cabeça dos portugueses, atenção ao respeito das medidas sanitárias, mas a vida continua, a atividade econômica continua, o comércio continua, a indústria continua, os serviços continuam, aquilo que é fundamental na vida das pessoas continua”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Braga.

Para o chefe de Estado, o período de Natal e de Ano Novo que se aproxima “é muito importante” para os portugueses fazerem duas coisas: “A primeira é terem juízo naquilo que são as regras sanitárias que o convívio social impõe, mas não deixarem de acreditar naquilo que é fundamental, a vida continua, vai continuar até ao fim deste ano e vai continuar no ano que vem”, alertou.

Depois de condecorar a Associação Comercial de Braga com a Ordem de Mérito Comercial, Marcelo Rebelo de Sousa fez um passeio pelo centro histórico da cidade, durante o qual aproveitou para visitar o comércio tradicional e abastecer-se de meias, pijamas e camisolas interiores e reforçou a ideia de que a vida continua.

“Essa é uma mensagem fundamental e eu vi isso aqui hoje em Braga. Entrei nas lojas, a vida continuava, participei nas compras, a vida continuava (…) estamos já no tempo que é da passagem da pandemia na fase grave, que ultrapassámos, para a endemia e conviver com essa realidade, mas com recuperação econômica, financeira e social”, disse.

Para Marcelo Rebelo de Sousa “as pessoas têm direito a apostar no futuro, os jovens têm direito a apostar no futuro as famílias a terem projeto de futuro, as comunidades locais a terem futuro, a não viver uma vida adiada”.

“Não vamos adiar a vida, vamos vivê-la com bom senso, mas num espírito que é um espírito de olhar para o futuro”, declarou.

Profissionais de Saúde

O presidente garantiu ainda que “na cabeça de todos os portugueses” e do Governo está a noção de que os profissionais de saúde “são resistentes”, destacando a sua “resiliência e resistência” durante a pandemia.

“Na cabeça de todos os portugueses, ministros, secretários de estado, deputados, Presidente da República está que os profissionais de saúde são resistentes. Tomáramos nós ser sempre tão resistentes quanto eles foram e são e serão”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Braga.

Confrontado com a posição da Ordem dos Médicos que considerou que Marta Temido “perdeu toda a credibilidade” ao ter afirmado, quarta-feira, numa audição na comissão parlamentar de Saúde, que é preciso pensar “nas expectativas e na seleção” dos médicos, o chefe de Estado recusou-se a comentar.

“Nós agora temos uma prioridade no domínio da saúde que é enfrentar a vacinação, acelerando (…) e investir para que o Serviço Nacional de Saúde possa enfrentar a recuperação daquilo que ficou para trás e já começou a ser recuperado em consultas, em cirurgias, em atendimentos que foram sacrificados durante os anos de 2020 e 2021”, afirmou.

“Isto é o fundamental. Para isto que é o fundamental temos que estar unidos e eu não perco um minuto com querelas sobre aquilo que não existe”, avisou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: