Vinhos do Porto e Douro distinguidos no Reino Unido e Eslováquia

Da Redação

VINHOSOs Vinhos do Porto e Douro foram os vinhos portugueses mais premiados na última edição do Concurso Mundial de Bruxelas, realizado em Bratislava, na Eslováquia. Os resultados anunciados em 17 de maio atribuíram um total de 68 medalhas aos vinhos do Porto e Douro, sendo três medalhas Grande Ouro, o mais alto galardão do evento, 23 medalhas de Ouro e 42 medalhas de Prata.

Portugal foi o terceiro país mais medalhado do concurso, com França no primeiro lugar e Espanha no segundo. Destaque ainda para a conquista do troféu de Melhor vinho Tinto do mundo pelo Duvalley Reserva 2010.

Já no International Wine Challenge, que decorreu em Londres, os vinhos do Porto trouxeram para casa 24 medalhas de ouro e os vinhos do Douro mais nove. No total, o concurso de declarou os vencedores no dia 14, deu 57 medalhas aos vinhos portugueses. Para o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, “o sucesso dos vinhos da Região Demarcada do Douro a nível internacional vem premiar o trabalho e esforço dos produtores e enólogos na melhoria da qualidade dos seus produtos”.

As medalhas Grande Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas foram atribuídas ao vinho Adega de Favaios Colheita 1980, ao Cerro do Santo Reserva 2010 e ao já nomeado Duvalley Reserva 2010 – um galardão reservado apenas a cerca de 80 vinhos, dos mais de dois mil a concurso. Na categoria Ouro, destaque para a Andresen, a Sogrape e a Companhia das Quintas que conseguiram, com os seus vinhos, duas medalhas na categoria. O Duvalley Reserva 2010 é um produto do enólogo António Ferreira, com castas touriga nacional e touriga franca, com aroma de “fruta bem madura, esteva e menta, emoldurados com madeira fina e especiada”, produzido pela Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba, em Penalva do Castelo.

Mais de oito mil vinhos em competição, de 50 países, foram avaliados por 305 provadores de 40 nacionalidades no Concurso Mundial de Bruxelas 2013, que atribuiu 2408 medalhas, em que Portugal alcançou 288 no total. Os vinhos do Porto e Douro tiveram, uma vez mais, uma brilhante participação no concurso mundial. No próximo ano, em maio, o concurso regressa à capital belga para celebrar o seu 20º aniversário.

Já no International Wine Challenge, que se realizou em Londres e que contou com mais de 400 provadores internacionais, atribuiu 514 medalhas de ouro, das quais 57 vieram para Portugal. A maioria foi para os vinhos do Porto. Colheitas, Tawnies, Vintage, LBVs e inclusive 3 Porto branco (White) trouxeram para Portugal 24 medalhas de ouro. Os tintos lusos conseguiram 13 – a maioria do Douro e Dão – logo seguidos do Vinho da Madeira, com 12 medalhas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: