Vinho Madeira, uma bebida que tem seu próprio festival

Da Redação

A Ilha da Madeira já está se preparando para um dos eventos mais importantes de seu calendário: a Festa do Vinho. Realizadas desde a década de 1970 em Funchal, a capital do destino, as festividades celebram a cultura do vinho e tudo o que ele representa para a população local.

A bebida produzida lá não é apenas uma iguaria, mas também uma importante atividade econômica para a ilha, que fica em meio ao Oceano Atlântico e faz parte do território de Portugal.

A Festa do Vinho de 2019 acontece entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, período das vindimas, que são basicamente a colheita das uvas. Uma das atrações mais esperadas do evento é a Vindima ao Vivo, marcada para o dia 7 de setembro, quando as frutas são colhidas para depois recriarem a célebre pisa das uvas, em que qualquer um pode participar, sempre em um ambiente de festa, com música e muita comida.

Também atrai muitos visitantes o Madeira Wine Lounge, instalado na Praça do Povo, onde o ambiente é mais cosmopolita e contemporâneo. É neste espaço que são realizados Jantares Temáticos inspirados nos sabores e vinhos de cada região da Madeira.

A ideia da celebração é recriar um pouco dos velhos hábitos que envolvem a produção do vinho, que começou há mais de 500 anos na Ilha da Madeira. A cidade fica toda decorada em homenagem à bebida, e há degustações, exposições, quadros vivos, shows de música, apresentações de folclore e muito mais.

Madeira não parece o lugar mais apropriado para a produção de vinho. Mas os portugueses que lá chegaram pela primeira vez investiram no cultivo mesmo em cenários improváveis, como no litoral ou em encostas vulcânicas. O resultado é um vinho apreciado pelos enófilos mais exigentes do mundo todo.

Um paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico, nomeado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend