Vila Franca de Xira lança concurso gastronômico para encontrar doce típico

Da Redação
Com Lusa

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, vai lançar um concurso gastronômico para encontrar o doce do concelho, que será confeccionado com produtos locais.

O regulamento do concurso foi aprovado em reunião do executivo, de maioria socialista, e estará agora durante 30 dias em consulta pública, finda a qual será novamente sujeita a apreciação pelos órgãos autárquicos.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, António Félix (PS), explicou que o desafio lançado é “criar um doce típico que venha a ser representativo do concelho, à semelhança daquilo que já acontece noutros municípios portugueses”.

“Temos pratos típicos, como o sável ou torricado, temos bons vinhos, mas faltava-nos um doce. Nós hoje vamos a qualquer sítio do país e existe um doce típico, como as queijadas de Sintra, os pasteis de Tentúgal, o pastel de feijão de Torres Vedras ou os ovos moles de Aveiro”, argumentou.

O autarca referiu que todos os restaurantes e pastelarias do município ribatejano serão convidados a participar neste concurso, sendo um dos requisitos a utilização de produtos locais na confecção do doce.

“A ideia é também promover os produtos regionais e aqui temos alguns com grande importância gastronômica, como é o caso do melão, do tomate, da uva e do arroz”, exemplificou.

António Félix disse ainda que o júri do concurso será constituído por chefs e que a autarquia pretende apresentar o doce típico de Vila Franca de Xira durante a feira anual de outubro, um dos eventos mais importantes do município.

Atualmente o concelho de Vila Franca de Xira dispõe nalguns pontos de doces mais típicos, como é o caso dos garraios, as esperas e as lezírias, mas, segundo a autarquia, são “pouco representativos e conhecidos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend