Semana Mesa SP: Carta de São Paulo traz discussão sobre cozinha consciente

Maior evento enogastronômico da América Latina, que tem como tema principal a sustentabilidade, e reúniu na capital paulista renomados chefs neste que é considerado um reality show na área.

Da Redação

Debate Carta de São Paulo. Crédito: Adriano Bellagente

O 5º Congresso Mesa Tendências, que integra a programação da Semana Mesa SP 2011, promovida pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo, traz como um dos principais destaques do primeiro dia, painel interativo sobre a Carta de São Paulo, documento que lista sete princípios por uma gastronomia sustentável.

Com a participação de Claude Troisgros, chefe e apresentador de programa de televisão; Danio Braga, consultor gastronômico; Georges Schnyder, um dos idealizadores do evento; Josimar Melo, jornalista e crítico gastronômico; Laurent Suaudeau, chefe francês radicado no Brasil; Marcelo Traldi, professor do Centro Universitário Senac; e Roberto Smeraldi, da OSCIP Amigos da Terra; o encontro, intitulado “Carta de São Paulo – da teoria à prática”, discutiu os critérios de como traduzir os princípios documentados no cotidiano dos que atuam na área. As discussões valorizaram a importância não apenas dos chefes de cozinha, mas também de agricultores, pescadores, extrativistas, e outros que contemplam aqueles que fazem parte da cadeia de produtividade como um todo.

Iniciativa criada em 2010, a Carta de São Paulo tem entre os princípios listados “conhecer o alimento que adquirimos, processamos e comemos”, “conservar os meios e as condições que dão origem aos alimentos” e “utilizar todo o alimento que adquirimos”. Para participar do movimento, basta acessar a carta e assinar. O documento já circulou pelo mundo e reúne mais de 700 assinaturas de chefes como o brasileiro Alex Atala e o italiano Massimo Bottura, ambos participantes desta edição da Semana Mesa SP. O desenvolvimento de critérios que venham orientar os princípios do documento serão definidos progressivamente, em fóruns realizados com os assinantes da carta e outros atores que se juntem a eles.

O evento acontece no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, de 25 a 27 de outubro. São 30 chefes renomados que debatem, com profissionais e estudantes, as tendências da gastronomia na Itália e no Brasil, além de discutir maneiras para promover uma cozinha mais sustentável. O evento é considerado o reality show da enogastronomia, pois propõe a experiência de produção ao vivo da revista em meio a sessões de degustação, aulas de gastronomia, exposição de produtos de fornecedores e cozinhas montadas para a performance de renomados chefs.

Já no segundo dia, o evento estava sendo considerado um sucesso. “Esta é a primeira vez que viemos para o Mesa ao Vivo e já podemos comemorar o sucesso do evento. O dia ainda nem acabou e centenas de pessoas já passaram por aqui para conhecer nossas peças e perguntar onde podem compra-las”, disse o gerente de marketing da empresa Kilian Schroeder.

Este ano, com o tema Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente, o encontro reúne um time de chefes italianos com estrelas Michelin como: Aimo Moroni, Andrea Berton, Davide Oldani, Davide Scabin, Enrico Cerea, Ernesto Iaccarino, Luciano Tona, Massimo Bottura, Moreno Cedroni, Paolo Lopriore, Pino Cuttaia e Valeria Piccini. O evento é pago, mas também conta com atividades gratuitas e abertas, como palestras, apresentação de trabalhos científicos e uma mostra de produtos profissionais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: