Segredos dos alimentos para não exagerar no final do ano

Da Redação

Tem muita gente que espera a vira do ano para cuidar da saúde, com promessas e a famosa lista de desejos e tarefas. E outras, culpam os grandes banquetes das festas de confraternização pelo excesso de peso.

É importante ter hábitos saudáveis o ano todo. Alimentação balanceada, regada de legumes, verduras, carnes grelhadas e carboidratos integrais, é essencial. Mas como não cometer exageros nesta época?

Segundo a biomédica e professora Dra. Alessandra Morgado, especialista em Estética Ortomolecular, exceto pessoas com restrições médicas, ninguém deve abrir mão das deliciais especiais do Natal e do Ano Novo. Mas vale a reflexão durante as escolhas do que colocar no prato, por exemplo, deve optar pela proteína, servir-se de pequena porção de carboidrato e em um dos dias pode trocar a sobremesa por uma fruta.

Sobre a bebida, o álcool pode trazer malefícios para o organismo, mas não é preciso deixe de brindar com uma taça de champanhe ou vinho na ocasião, se desejar. O vinho tem polifenóis, que auxilia muitas funções do nosso organismo.

“O equilíbrio é a base de tudo. O objetivo não é fazer uma dieta nesta época do ano, mas ter consciência para não ficar intoxicado em 2019. Os sintomas são muitos como inchaço, enxaqueca, dores no corpo, por exemplo. Além dessas dicas, na hora das refeições, devemos nos hidratar com água e sucos naturais, que auxiliam também no calor. Dá sim para preparar o corpo dias antes das festas do final do ano, retirando a cafeína, excesso de carne vermelha”, ressalta a biomédica.

Dra. Alessandra desvenda alguns segredos dos alimentos para colocarmos em nosso dia a dia:

– Peixes – possuem nutrientes essências, além de antioxidantes. Dê preferência para os peixes de água fria ( anchova, sardinha, atum, arenque, truta, pois são ricas fontes de ácidos graxos ômega 3).

– Oleaginosas – Fontes de vitamina E, Selênio que também são antioxidantes, são elas: castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, amendoim. Mas cuidado, pequena porção já é suficiente, pois são muito calóricas.

-Frutas Vermelhas – Possuem pigmentos antioxidantes que combatem radicais livres morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia, tomate e outras.

– Frutas e vegetais amarelos – Fontes de betacaroteno, antioxidante que combate envelhecimento celular, encontrados na manga, mamão, pêssego, cenoura abóbora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend