São Paulo será palco do lançamento mundial da nova safra do Pêra-Manca

Edição de uma das maiores marcas de vinho será lançada na maior e principal feira de vinhos e destilados das Américas, de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Da Redação

 

A ProWine São Paulo, maior e principal feira de vinhos e destilados das Américas, será palco do lançamento da nova safra do Pêra-Manca, o tinto 2018, que se apresenta como um novo capítulo na história da marca. O evento acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo/SP, com foco no segmento B2B.

O diretor comercial e de marketing, membro do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, João Teixeira, conta que a Pêra-Manca tem uma importância e carinho especial no Brasil. Afinal, segundo a história, foi o vinho que Pedro Álvares Cabral utilizou para selar o encontrou com os indígenas no século XVI – no descobrimento do País.

“Na safra de 2015, efetuamos a apresentação ao mercado em Évora, como habitual, e convidamos os principais meios de comunicação brasileiros para nos visitarem e acompanharem o lançamento. Nesta safra de 2018, retribuiremos a simpatia e somos nós que vamos ao Brasil, possibilitando não só a imprensa, mas também aos clientes e consumidores brasileiros de vivenciarem em primeira mão o lançamento de um dos seus vinhos preferidos”, fala Teixeira.

Segundo ele, o Pêra-Manca Tinto 2018 não podia estar associado de outra maneira ao maior evento de vinhos das Américas. “A ProWine São Paulo é o ponto de encontro de todo o mercado, que durante três dias poderá acompanhar, pela primeira vez, o lançamento mundial de uma nova safra da marca. Trata-se de umas das maiores e mais prestigiadas marcas de vinho, associada ao maior selo de eventos do setor”, comemora o diretor.

Pêra-Manca Tinto 2018

Teixeira fala que 2018 foi um ano em que, após um inverno frio e seco, se beneficiou de um início de primavera ainda frio, mas generoso em chuva. Já o final da primavera e começo do verão foram bastante suaves na temperatura, permitindo que a maturação da safra fosse avançando lentamente.

“Cada ciclo que se completa nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, corresponde o renascer da oportunidade de criar novos vinhos de caráter e perfil ‘Cartuxa’, onde se destaca, inevitavelmente, a expectativa que, sob as cepas que dão origem às uvas do Pêra-Manca Tinto, tenha caído toda a generosidade da natureza que permite a obtenção de vinhos dessa excelência”, atesta o enólogo da Fundação Eugénio de Almeida – proprietária da Adega Cartuxa, Pedro Baptista.

Apesar da onda de calor dos primeiros dias de agosto, as velhas plantas de Aragonez e Trincadeira, cujo desenvolvimento e memória lhes permite adaptarem-se a fenômenos extremos como este, corresponderam com instinto “maternal”, protegendo os seus frutos e levando-os a uma maturação desde sempre indicadora de enorme potencial.

O processo de vinificação do Pêra-Manca Tinto 2018 foi semelhante às safras anteriores. Quatro anos de estágio em garrafa nas caves do Convento da Cartuxa, precedidos de uma cuidadosa fermentação e de 18 meses de estágio em tonéis de carvalho francês.

“É um perfil muito característico e constante que se tem mantido safra após safra. Esse vinho é uma expressão máxima do que acreditamos ser o Alentejo vitivinícola. As principais características, eu diria que são a notável complexidade e intensidade aromática. Um vinho denso, profundo e elegante. Os consumidores encontrarão a expressão máxima e clássica do perfil Pêra-Manca, com aromas de fruta negra madura e em compota, notas florais e especiarias doces, que irão se confirmar no palato e sustentadas por taninos firmes”, antecipa Teixeira.

O Pêra-Manca Tinto 2018 é uma safra de reduzida quantidade, com 21 mil garrafas, o que, segundo Teixeira, tende a torná-lo ainda mais especial.

O diretor revela que, como habitualmente, também esta produção já está previamente destinada antes do seu início de comercialização. A demanda é muito superior à oferta. “Na Adega Cartuxa , acreditamos que a nova safra será mais um passo na bonita história do Pêra-Manca e que surpreenderá os consumidores que já aguardam há tanto tempo por ela”, conta o executivo.

“O fato de termos, pela primeira vez, o lançamento mundial no Brasil de uma safra do Pêra-Manca Tinto, representa um marco histórico para o mercado de vinhos importados brasileiro e reforça a importante relação que esta lenda portuguesa tem com o nosso país. Após 26 anos importando os rótulos da Adega Cartuxa e participando ativamente na construção de suas marcas, nós da Adega Alentejana não poderíamos estar mais entusiasmados com esta ocasião tão especial. É muito raro, se não inédito, uma vinícola tão icônica no cenário internacional fazer uma ação deste tipo no Brasil. Este é mais um motivo que torna este momento único”, fala o Sócio-Diretor da Adega Alentejana, importadora oficial dos produtos da Adega Cartuxa no Brasil, André Chicau.

Segundo Chicau, a escolha pela Prowine de São Paulo como palco da celebração da safra 2018 do Pêra-Manca Tinto, um vinho tão querido pelos enófilos brasileiros, também faz todo o sentido. “Acaba por ser a união perfeita de um evento de grande relevância para o nosso setor e com ótima infraestrutura, que consegue reunir diversos players importantes do mercado. Temos a certeza de que os stands da Adega Alentejana e Fundação Eugénio de Almeida terão bastante trabalho e excelentes resultados ao longo dos três dias da feira”, finaliza.

A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado experiências, reunindo players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.

O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Messe Düsseldorf e Inner Group. As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor.

Pro Wine 2022

Deixe uma resposta