São Paulo recebe a primeira edição do ‘Comida de Herança’ com pluralidade gastronômica

Caril do Bosque, pequeno laticínio produz 14 diferentes queijos de cabra.

Da Redação

Nos últimos 10 anos, o número de imigrantes no Brasil mais que dobrou. E a marca desta nova imigração se reflete também na culinária. Com essa pluralidade, São Paulo começou a incluir uma nova gastronomia em seu dia a dia, a exemplo do que aconteceu com a comida japonesa, italiana, chinesa.

Pensando nisso, a produtora Fawsia Borralho criou a feira “Comida de Herança” em parceria com Cris Rosenbaum. O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro no Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Com cerca de 50 expositores, a Comida de Herança terá um grande leque de sabores. Mas não é só. “Nas tendas, a conversa não será somente sobre receitas. A ideia é que se fale sobre as histórias que traduzem essa culinária. É uma comida com narrativa”, diz Fawsia. Os pratos terão valores até R$ 35,00.

Entre as atrações, o evento traz o expositor Pracinha de Portugal, com quitutes da culinária portuguesa. A Pracinha de Portugal é curadora e embaixadora de marcas portuguesas presentes no Brasil, e atua com o propósito de aproximar e reunir o melhor da gastronomia e arte portuguesa ao quotidiano brasileiro.

Desde azeites, vinho, doces, cerâmica e arte, a Pracinha de Portugal promove e vende produtos para consumo imediato, delivery ou take away, em eventos gastronômicos, eventos de arte e cultura.

Dentre os demais expositores da feira está ainda Patrícia Polato, especialista em charcutaria, que apresenta sua paella com linguiça de frutos do mar; Móoca Pizza – Pizza ao talho ( pedaços) formato quadrado e longa fermentação ao estilo romano; Missô Origem – com missô feito à base de grão de bico, pode ser consumido no missoshiru substituindo a soja e acrescentando um sabor novo.

O Quitute do Perutti – Seleciona azeitonas premium pelo mundo afora e tempera com um toque especial; Due Fame – Italianíssimo, as massas são produzidas com ingredientes de primeira linha; Abfo (Abre a boca e fecha os olhos). Receitas de família dos biscoitos doces, típicos da Toscana.

No Caril do Bosque – Localizado na Serra da Mantiqueira, o pequeno laticínio produz 14 diferentes queijos de cabra. Alguns foram inspirados por queijos famosos no exterior, outros são queijos de autor, como Cacauzinho, Serra do Lopo e Coração em Brasa. E Rocca com uma linha de doce de leite feita com leite 100% produzido na fazenda da família no Sul de Minas.

Haverá também uma exposição de fotos com o tema “Expressão artística e afetiva sobre o cotidiano da comida”. Os visitantes também poderão participar dos talks. Jonathan Nuevo, do projeto Migraflix vai falar sobre “Raízes da cozinha – inserção social do imigrante através da qualificação”.

Luiz Rossini, que planta olivas e faz o azeite Rossini fará uma palestra intitulada “Azeite – qualidade, extração e maneiras de alteração do azeite”. Daniela Leite, uma das idealizadoras do projeto Comida Invisível, vai falar sobre o assunto, com o tema “Desperdício e descarte dos alimentos da terra à mesa”.

O Comida de Herança tem como objetivo criar um diálogo através do consumo de novas culinárias e seus segredos, valorizando receitas passadas de geração após geração, uma herança que pode vir em vários formatos, informações, afetos, odores, convivências e família. Além disso existe o desejo de proporcionar maior acesso aos pequenos produtores e valorizar a diversidade da nossa cozinha, além de um espaço para trocar histórias e experiências.

 

Serviço

Comida de Herança e Feira Na Rosenbaum 
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Brás – SP

Dias: 15/16 de setembro de 2018
Horário: 10h às 20h
Entrada: R$5,00 (crianças de até 5 anos não pagam)
www.facebook.com/comidadeheranca

2 Comments

  1. Olá, também estaremos no Comida de Herança. O produto que minha marca, a É dos Anjos – Sabores do Mundo, vai levar na Feira Comida de Herança, chama-se Kürtős Kalács e nasceu com os húngaros da Transilvânia. É uma espécie de bolo de espeto. Fazemos tanto a versão tradicional, sem recheio, como com recheios diversos, doces e salgados. Na Feira Comida de Herança, levaremos somente as opções de recheios doces. Passem, por lá e conheçam o Kürtős Kalács. Não vão se arrepender! Acessem nosso instagram: edosanjos_saboresdomundo.

  2. JOJO RAMEN estará presente também com o ramen artesanal e o caldo preparado por longas horas.
    Sigam Jojo Ramen no Facebook e no Instagram !! E por favor, corrijam a escrita missoshiro. O correto é MISSOSHIRU com U no final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend