São Bernardo recebe evento Gastronomia Sustentável

Mesa Redonda sobre gestão ambiental de restaurantes acontece na próxima segunda, dia 03/10, às 15h, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista.

 

Da Redação

O movimento da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL e a Universidade METODISTA promoverão na próxima segunda-feira, dia 03 de outubro, às 15h, no campus Rudge Ramos em São Bernardo a precursora mesa redonda sobre GESTÃO AMBIENTAL DE RESTAURANTES. O evento tem entrada franca, aberta a estudantes de qualquer idade e qualquer instituição, profissionais do setor, simpatizantes e interessados.

O movimento da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL iniciou-se no princípio de 2011 com a mobilização de 100 restaurantes top de linha da cidade de São Paulo interessados em evoluir em suas rotinas de práticas sustentáveis e em fazer disso um valor a ser compartilhado com seus clientes e suas comunidades. O movimento é coordenado pela 18 Cinema e Marketing, produtora de cinema e realizadora de ações e eventos no segmento de meio ambiente. O movimento inclusive está fazendo reposição de mudas de árvores nativas na Reserva do Morro Grande, na cidade de Cotia, uma das 10 maiores florestas em área metropolitana do mundo.

Atualmente o setor de gastronomia passou a ser disputado como carreira e exerce enorme influência sobre as sociedades metropolitanas, que incluem a ida aos restaurantes como uma prática de lazer gastronômico, conhecimento de culturas de outros países e compartilhamento de estilo de vida. Nesta tendência e com a nova lei de resíduos sólidos regulamentada no Brasil recentemente, os restaurantes procuram ocupar espaço de liderança não só para suas próprias práticas, mas como também para influenciar as rotinas de sua clientela.

A visão sustentável na Gastronomia passa por práticas de gerenciamento de resíduos variados, do óleo de cozinha à embalagens, um expressivo volume de lixo orgânico e não orgânico, novas tecnologias de equipamentos para aceleração de processos e redução de consumo de água, luz e gás, compensação ambiental por suas emissões de carbono, desenvolvimento de cardápios e menus, respeitando os ciclos naturais do ecossistema, incentivo à  biodiversidade brasileira e utilização de conceitos de bioarquitetura em sua construção e decoração.

São assim diversas abordagens que serão estimuladas na mesa redonda GESTÃO AMBIENTAL DE RESTAURANTES, para contextualizar não só em restaurantes avulsos, como de rede, em refeitórios corporativos, de hotéis, pousadas e que possam também impactar nas residências em um segundo momento. Respeito aos impactos ambientais e alimentação saudável são valores irmanados neste processo.

Entre os presentes na mesa redonda estarão Marcelo Bergamo, coordenador do Curso de Gastronomia da Universidade Metodista; Joabner Breda, Engenheiro Ambiental; José Renato, proprietário do restaurante ecológico “Chácara Santa Cecília”; Valéria Sesti – Assessora Gastronômica; Sergio Lerrer, coordenador do Movimento GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL.

O evento tem entrada franca, com certificação de presença. A reserva de assento pode ser feita enviando nome completo e RG para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4169.7156. Saiba mais em http://www.gastronomiaverde.com.br/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: