Receita da Semana: Quindim com sotaque português?

Gastro_Quindim

Por Renata Goulart

Em um post anterior, eu dei a receita do quindim e também falei um pouco sobre a sua origem, que é polêmica. Na verdade, segundo alguns historiadores, ele foi inspirado num doce português, chamado brisa-do-lis (doce conventual típico da região de Leiria) e que teria ganho uma versão brasileira através das africanas escravizadas na época do Brasil Colônia, já que eram elas que cozinhavam naquela altura.

Dois terços dos ingredientes do quindim e do brisa-do-lis são iguais: açúcar e ovos. O que os difere é que o quindim leva coco e o brisa-do-lis, farinha de amêndoas.

Pois bem, estou eu entediada numa tarde de domingo e descubro que tenho todos os ingredientes para um quindim e mais umas amêndoas, então, resolvo fazer o que? Misturar todos esses ingredientes e criar um “quindim-do-lis”!!! Por que não?! As amêndoas que eu tinha em casa eram inteiras e com casca. Eu simplesmente as bati no liquidificador até formar a farinha. Como elas estavam com casca, vocês vão ver que o quindim ficou com uma cor mais moreninha na base.

Vamos a receita? Como era um teste, eu fiz metade da minha receita original, que está aqui! Na quantidade abaixo, rendeu 14 forminhas de 4 cm de diâmetro cada uma.

Dica1: As claras que sobrarem dessa receita podem ser usadas num pudim de claras.

Dica2: Quer tirar o cheiro forte de gemas das suas receitas? Veja como aqui!

Ingredientes:

  • 50gr de manteiga (ou margarina) sem sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 5 gemas
  • 1 ovo
  • 100ml de leite de coco
  • 1/4 de xícara de coco ralado seco
  • 1/4 de xícara de farinha de amêndoas

Modo de Preparo:

Misture a manteiga com o açúcar, com as costas de uma colher, até formar uma pasta homogênea. Não é para bater (com batedeira ou fouet). É para misturar.

Acrescente as gemas uma a uma e o ovo inteiro sempre mexendo. Mais uma vez: não se deve bater essa massa, deve-se apenas misturar com delicadeza, incorporando as gemas e o ovo à pasta de manteiga com açúcar. Acrescente, então, leite de coco, o coco ralado e a farinha de amêndoas.

Deixe a massa descansar por, pelo menos 30 minutos. Coloque a massa na forma (ou forminhas) untadas com manteiga ou margarina e polvilhadas com bastante açúcar.

Leve, então, ao forno pré-aquecido e em temperatura baixa (200°), em banho-maria, até que esteja bem bronzeado por cima e cozido por dentro. No meu forno levou 1 hora. Mas o tempo pode variar de forno para forno.

Tanto o coco ralado, quanto a farinha de amêndoas ficam na parte superior da massa. De forma que, quando a gente desenforma eles ficam para baixo.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: