Projeto “Papa Quilómetros” leva gastronomia portuguesa à cidades da Europa

Da Redação

Autocaravana_PapaKms

O projeto “Papa Quilómetros” tem como objetivo levar a cultura e a gastronomia portuguesas por toda a Europa, num trailer, dando a conhecer o melhor de Portugal aos grandes chefs de cozinha.

Tendo apenas linhas orientadoras para a sua grande viajem em família, o chef Ljubomir Stanisic e a jornalista Mónica Franco, na companhia dos seus dois filhos, lançaram-se à estrada pela Europa. Espanha (San Sebastian), França (centro e norte), Alemanha (Berlim, Hamburgo, Westerland e arredores), Dinamarca, Noruega (sul), Suécia, Finlândia, S. Petersburgo, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria,  Sérvia, Bósnia, Montenegro, Croácia, Eslovénia, Áustria (Salzburgo), Itália (até à Sicília), Suíça, França (sul), Espanha (Costa Brava, Andaluzia) são os destinos desta família, e das iguarias portuguesas que levam consigo.

O chefe Ljubomir Stanisic é um dos maiores defensores do que é feito em Portugal. Em Novembro de 2011 publicou um livro que tratava exatamente desta temática: Papa Quilómetros – Uma Caminhada pela Gastronomia Portuguesa. Esse livro, além de ter sido premiado com dois galardões internacionais, foi comprado pela Fox e adaptado a programa de televisão (ainda irá passar no canal 24 Kitchen).

Para esta viajem, o objetivo é, agora, olhar de fora para dentro, levando o que é de dentro para fora. Visitar estrangeiros, levando Portugal. Vai trabalhar com alguns chefes de prestígio internacional (como Martin Berasategui, Quice da Costa e irmãos Roca, em Espanha, Massimo Botura, em Itália, Paul Cunningham na Dinamarca) e levar-lhes algumas amostras do que Portugal produz de melhor, entre as quais se destacam alguns dos melhores exemplos de vinho do Porto.

Através da parceria firmada entre o IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e o Papa Quilómetros, o vinho do Porto é, agora, um dos embaixadores de Portugal a percorrer a Europa na autocaravana.

Tratando-se do vinho do Porto um dos maiores e mais antigos embaixadores da tradição portuguesa, o IVDP decidiu associar-se ao projeto. A ideia é simples: juntou dezenas garrafas, representativas de diferentes tipos de vinho do Porto, e colocou-as a bordo da autocaravana do chef Stanisic. As garrafas foram cedidas pelas empresas de vinho do Porto que aceitaram o desafio do IVDP e se juntar ao projeto, numa iniciativa dinamizada e coordenada pelo Instituto.

Em seu livro, o chef iugoslavo mais português de todos traz em dez capítulos dez localidades, somados a inúmeros ingredientes locais igual a muitas receitas assinadas por ele, fazendo de cada capítulo um hino às tradições portuguesas. Agora, sua aventura se tornou um programa de tv da 24 Kitchen. A viagem pode ser acompanhada no site: www.papakms.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: