Leite Creme: o primo português do crème brûlée

Leitecremebrulee

Por Renata Goulart

O leite creme é uma sobremesa de referência da cozinha tradicional portuguesa. Fácil de fazer, leva ingredientes simples e baratos. E é bastante parecido com o famoso, chic e francês crème brûlée.

Essas duas receitas têm diferenças bem sutis nos ingredientes e no preparo. Enquanto o leite creme consiste numa mistura – que vai ao fogo – de leite, gemas, açúcar, farinha e é aromatizado, normalmente, com casca de limão ou laranja ou com canela; o crème brûlée é cozido no forno, em banho-maria, e leva natas (ou creme de leite fresco), gemas, açúcar e é sempre aromatizado com fava de baunilha. Ambas são finalizadas polvilhando-se açúcar na sua superfície e queimando com um maçarico até formar uma crosta de caramelo.

A Receita

Essa receita rendeu 10 ramequins de 9 cm de diâmetro.

Ingredientes:

  • 1 l de leite
  • 6 gemas
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
  • 1 rama de canela
  • Açúcar para polvilhar

 

Modo de Preparo:

Misture numa panela as gemas com a farinha de trigo. Junte o açúcar e misture bem com a ajuda de um batedor de arame (fouet). Aos poucos, acrescente o leite, misturando sempre. E, por último, a rama de canela.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Após, desligue o fogo e retire a rama de canela.

Coloque em uma travessa ou em ramequins. Espere esfriar e leve a geladeira por, no mínimo, 4 horas.

Na hora de servir, polvilhe com o açúcar e queime com o maçarico até formar uma crosta de caramelo por cima.

Dicas: 1) Como eu disse no início do post, a rama de canela pode ser substituída por um pedaço de casca de limão ou de laranja. 2) Um maçarico culinário pode ser utilizado em várias preparações, mas eu juro que vale a pena investir num só pra fazer essa sobremesa.

Simplesmente deliciosa!

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend