Extremadura mostra em Lisboa o melhor da sua cozinha

Da Redação
Com Lusa

Produtos da região. Foto: Marca Extremadura

Enchidos, queijos e azeites com denominação de origem são alguns dos produtos típicos da Extremadura que vão ser apresentados em Lisboa para mostrar o melhor da gastronomia desta região espanhola que tem Portugal como principal destino das exportações.

Até ao dia 29, os restaurantes Rubro Avenida e Rubro Campo Pequeno, em Lisboa, acolhem as I Jornadas Gastronômicas Extremenhas, uma iniciativa para “dar a conhecer a excelência dos produtos mais emblemáticos” da Extremadura, região que partilha mais de 400 quilômetros de fronteira com Portugal.

“Para a Extremadura, Portugal é o principal sócio comercial, recebe uma grande fatia das exportações” desta região, explicou à Lusa Teresa Rainha, diretora da delegação da Extremadura em Lisboa.

O evento vai trazer a Lisboa presunto ibérico de bolota, chouriço e salsichão, azeites e queijos com denominação de origem, como a Torta del Casar e o queijo de la Serena, mel, pimentão de La Vera e açafrão, produtos “com o selo de garantia e qualidade da Alimentos de Extremadura”, agência do governo regional destinada à promoção dos produtos típicos.

Se alguns queijos desta região se assemelham aos queijos da Serra portugueses, já os enchidos têm um tratamento diferente dos portugueses, garantindo sabores distintos.

“Em Portugal são cada vez mais apreciados os enchidos extremenhos”, disse Teresa Rainha, recordando que a Extremadura é a maior produtora de presunto pata negra.

O chefe extremenho Pepe Valadés será o responsável pela preparação dos menus, em que não irão faltar pratos típicos como ‘caldereta’ (uma espécie de refogado) de cordeiro, tapas, rabo de touro estufado ou leitão ibérico crocante, bem como as ‘torrijas extremeñas’ (rabanadas) ou o pudim de castanhas como sobremesas. Para terminar, um ‘chupito’ (licor) de cereja Del Jerte, um local no norte da Extremadura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: