Em Évora, evento divulga Queijo e Sabores de Rio de Moinhos

Da Redação
Com Lusa

O queijo de Borba (Évora), que constitui uma das principais atividades econômicas do concelho alentejano, vai estar em destaque, na quadra da Páscoa, para promover os produtos regionais.

Trata-se do evento “Queijo e Sabores de Rio de Moinhos – Borba”, que começa na sexta-feira, às 11:00, e decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade, organizado pelo município e Junta de Freguesia de Rio de Moinhos.

Vendido um pouco por todo o país e exportado em pequenas quantidades para vários destinos, o queijo de Borba constitui uma das principais atividades econômicas do concelho, estando a maioria dos produtores instalada na freguesia de Rio de Moinhos.

Além do queijo, a iniciativa destina-se também a promover o vinho, enchidos, azeite, pão e doçaria, assim como a gastronomia e o artesanato.

Com este evento, a autarquia de Borba, no distrito de Évora, quer também contribuir para “a melhoria do tecido empresarial” e evidenciar “a qualidade e genuinidade” dos produtos do concelho.

O programa do certame inclui, entre outras iniciativas, visitas a queijarias, “showcooking” sobre artes com queijo, uma exposição sobre o fabrico tradicional do queijo, passeios pedestre e de carroça, cante alentejano, dança, folclore, concurso fotográfico e um colóquio.

Vidigueira promove vinhos e migas

A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, vai realizar, entre sexta-feira e domingo, uma feira para promover os vinhos, a gastronomia tradicional, com destaque para as migas, e outros “produtos de excelência” do concelho.

A “Vidigueira Vinho” vai decorrer no parque multiusos e outros espaços da vila e incluir exposições e venda de produtos agroalimentares, provas de vinho, tasquinhas, conferências, animação de rua e espetáculos musicais.

A feira pretende promover a “excelência produtiva” e os vinhos, em especial os brancos e a casta Antão Vaz, dos produtores da sub-região vitivinícola de Vidigueira, que abrange os concelhos de Vidigueira, Cuba e Alvito, no distrito de Beja.

O concelho de Vidigueira também é conhecido pela produção artesanal de vinho de talha, que é feita sobretudo na freguesia de Vila de Frades, em grandes vasilhas de barro, chamadas talhas, que são uma técnica ancestral de vinificação descendente dos romanos e com mais de dois mil anos.

Por isso, a câmara municipal lidera o processo com vista à candidatura da produção artesanal de vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A feira também pretende promover outros “produtos de excelência” do concelho, como o pão e o azeite, e a gastronomia tradicional, em particular as migas, prato típico do Alentejo.

Neste sentido, no âmbito da “Vidigueira Vinho”, vai decorrer, entre quinta-feira e domingo, o Roteiro Gastronómico das Migas, através do qual os apreciadores vão poder provar este prato típico do Alentejo confecionado de várias maneiras em oito restaurantes do concelho e em dois espaços no recinto da feira.

Migas de bacalhau ou de espargos, azeitona ou tomate e acompanhadas com carne, entrecosto ou bochechas de porco são algumas das iguarias disponíveis nos menus dos restaurantes aderentes ao roteiro.

A oferta de espetáculos da feira, além de atuações de grupos de cante alentejano e música tradicional e de festas, vai incluir os concertos da fadista Cuca Roseta, na sexta-feira, e dos grupos Monda, com a participação especial de João Gil, e Átoa, no sábado, à noite.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: