Doces Brasileiros Inspirados em Doces Portugueses

Por Renata Goulart

Já sabemos que muitos pratos da gastronomia brasileira descendem da gastronomia portuguesa, uma vez que os portugueses tentavam reproduzir nas suas colônias (neste caso, o Brasil) seus costumes e sua cultura o que incluía, logicamente, suas tradições culinárias.

Mas muitos dos ingredientes utilizados nas receitas tradicionais portuguesas eram escassos ou simplesmente não eram encontrados em terras brasileiras. Assim, alguns – ou seriam muitos! – pratos  sofreram modificações ao cruzarem o oceano.

Acredito que o mais conhecido deles seja o quindim. Já falei dele aqui. O quindim é um doce brasileiro inspirado no doce português brisa-do-lis. A versão portuguesa leva amêndoas, que não eram encontradas no Brasil e, por isso, foi substituída pelo coco, esse sim, encontrado em abundância por aqui.

GastroQuindim

baba de moça é outro doce bem brasileiro, mas baseado no doce de ovos português. O doce de ovos tradicional nada mais é que uma calda de açúcar (que pode ter vários pontos, dependendo da receita a qual se destina) adicionada de gemas, aliás muuuitas gemas!

A baba de moça é o doce de ovos com um ingrediente extra: o coco. Mais uma vez, esse ingrediente tropical dando o o tom das receitas brasileiras.

pudim, apesar de ter ganho uma versão bem brasileira, também  foi introduzido na nossa culinária pelos portugueses. A receita original do pudim português é conhecida como o Pudim do Abade de Priscos, receita um tanto estranha ao nosso gosto, que leva água, açúcar, muitas gemas e toucinho de porco.

PudimAbadePriscos

Uma surpresa para mim foi descobrir que o bolo-de-rolo, quitute famoso e super apreciado no Brasil, inclusive reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco, também foi inspirado num doce português, o colchão de noiva. A receita portuguesa consiste numa espécie de pão-de-ló enrolado com recheio de nozes. Dizem alguns historiadores que, ao chegarem no no Brasil, os portugueses passaram a trocar as nozes pelo doce de goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro.

BolodeRolo_Doce

Existem ainda muitos outros doces portugueses apreciados aqui no Brasil, como por exemplo, o manjar, o arroz doce e a rabanada. Ainda vou fazer um post sobre cada um deles.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend