Dia Internacional do Café: Bebida entre as mais populares do mundo

Da Redação


Ao contrário de quem imaginou que a bebida era apenas um xodó brasileiro, o café atravessa o oceano e compõe um cardápio variado com diferentes maneiras de preparos. No Brasil, o charmoso cafezinho na parte da manhã, após cada refeição e durante os intervalos no trabalho já se tornou um hábito. Ele é forte e encorpado, no entanto, há regiões que ainda preferem um café mais fraco e misturado com leite bem quente. A cor deve ser escura e o aroma é um grande indicador de qualidade, além disso, o café precisa ser sempre fresco e tomado na hora em que foi “passado”.

Por outro lado, nos Estados Unidos a bebida é bem fraca e feita com muito mais água. Durante o inverno rigoroso na Europa é comum o consumo de aguardente misturada com o café, e na Tailândia e na Espanha o café batido com gelo se tornou a grande atração. Há também lugares que leite condensado, cremes e cappuccino tornam a bebida ainda mais prazerosa.

“Por trás de uma simples xícara de café existe muito trabalho. Além, disso, em cada país o café é preparado de formas peculiares, que representam os hábitos locais. Não há maneiras exatamente certas, existem paladares e culturas diferentes, mas todas esperam por um bom café”, afirma Mônica Leonardi, diretora executiva da La Spaziale Brasil e América Latina.

Segundo uma pesquisa do Word Resources Institute, a Finlândia é o lugar em que mais se consome café. São 12 quilos por pessoa durante o ano. Em seguida vem a Noruega com quase 10 kg e a Islândia com 9kg. Ficando apenas atrás da Itália, que consome quase 6 kg, no Brasil uma pessoa consome 6,10 kg de café por ano. Os Estados Unidos apresentam uma média de 4,2 kg.

“O café nem sempre foi tratado com muito glamour, porém, pesquisas apontam que a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde, prevenindo até mesmo doenças cardiovasculares”, comenta Mônica Leonardi.

Por sua importância na mesa mundial e no desenvolvimento econômico de várias nações, o café ganhou uma data específica para sua comemoração internacional, 14 de abril. “Nessa data é comemorado o Dia Internacional do Café, o que representa a força e crescimento da bebida em todo o mundo. O Brasil tem tido papel de destaque, principalmente no preparo de café, o que se justifica a partir da melhor qualificação dos profissionais do segmento”, finaliza Monica.

A La Spaziale possui uma fábrica de 5.500 m², de onde saem as máquinas importadas para mais de 80 países no mundo – sempre com a preocupação de atender às exigências do mercado.

“O resultado obtido nestes últimos 10 anos comprova que a alta qualidade permitiu a La Spaziale se diferenciar e entrar em mercados muito importantes, introduzindo e promovendo o nosso maior objetivo, que é uma xícara de expresso como um mito social e um estilo de vida”, diz Maurizio Maccagnani, presidente da La Spaziale.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: