Da Redação
Já são conhecidos os vencedores dos Concursos Nacionais de Bolo Rei, Doces de Fruta e Frutos Secos que o Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém e a Qualifica promoveram no mês de Dezembro.
A “Marmelada” produzida e comercializada pela empresa Torre Velha Sag, Lda. destacou-se no 3º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses ao obter o prêmio “Melhor dos Melhores.”
No Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses, o “Melhor dos Melhores” foi para a “Pera Passa de Viseu”, produzida e comercializada pela empresa Lobo & Ferreira.
Já a Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda. conquistou a medalha de Ouro na categoria de Bolo Rei na 3ª edição do Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, enquanto as empresas “Atelier do Doce, Lda” e “A Pousadinha de Cacilda Amaral Craveiro Correia” venceram ambos com a Medalha de Prata.
Estas iniciativas, que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica, tem objetivo de estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas ainda pretendeu premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.
As competições decorreram no âmbito da 52ª Feira Nacional de Agricultura / 62ª Feira do Ribatejo e de outras ações como os Concursos Nacionais de Queijos, de Enchidos, Ensacados e Presuntos, de Carnes Qualificadas, de Mel, de Azeite Virgem Extra, de Vinhos, de Doçaria Conventual e Popular, de Conservas de Pescado, de Pães, Broas, Folares e Bôlas, de Licores, de Azeitonas de Conserva, de Ervas Aromáticas e de Sal, de Vinagres e de chocolates e do Salão Prazer de Provar.
Os premiados que tenham obtido a qualificação de “O Melhor dos Melhores” poderão ter um stand gratuito, no Salão Prazer de Provar 2015.