Biomassa de banana verde impede a elevação da glicemia

O alimento funcional é mais rico que a farinha de trigo tradicional e pode ser usado na produção de bolos, bolachas, sobremesas, entre outros.

 

Da Redação

A biomassa é a massa originada da banana verde que apresenta vários benefícios à saúde. Por vir da fruta natural, traz benefícios como as vitaminas e os minerais.

Segundo estudos de análise do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) junto a outros laboratórios, a biomassa de banana verde é mais rica em fibras e contém mais vitaminas e minerais do que uma massa de farinha de trigo tradicional.

De acordo com Martha Baggio – autora do livro Bem Comer Bem Viver, que traz receitas sem glúten, sem lactose e sem açúcar – a biomassa é um alimento funcional que tem sua aplicação voltada a qualquer pessoa, mas fundamentalmente a diabéticos. “Ela tem em sua composição fibra solúvel que retarda a absorção de carboidrato pelo organismo, impedindo a elevação da glicemia. Além disso, seu uso melhora a flora intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos”, esclarece.

Martha, que tem mais de 50 anos de experiência na cozinha, conta que se pode utilizar qualquer variedade da banana verde para a elaboração da biomassa, obtida a partir da polpa ou da casca da fruta. “Ela pode ser empregada em qualquer tipo de receita que utiliza a farinha ou qualquer outro farináceo, como bolos, tortas, biscoitos, massa de macarrão, etc. Além disso, pode ser utilizada também em bebidas, vitaminas e sucos.”

No livro, Martha descreve receitas como nhoque, sopa, patê, pirão, pão, barra de granola, bananada; todas criadas por ela e feitas a partir da biomassa. “A biomassa é muito fácil de manipular e tem a textura de uma massa de bolo. Ela não altera o sabor da receita e ainda aumenta seu valor nutricional”.

Receita da Biomassa da Polpa
Ingredientes para 10 porções:

– 10 bananas verdes com casca;
– Água fervente suficiente para cobrir as bananas.

Lave as bananas com bucha e sabão. Leve ao fogo, coberta por água fervente, em panela de pressão. Após oito minutos de pressão, desligue e deixe por mais quinze minutos sem abrir a panela. Descasque as bananas e bata no liquidificador com parte da água de cozimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: