A Gastronomia brasileira que faz parte do “show” no Turismo

Foto Ilustração: Buffet.

Da Redação

Fogão a postos e arquibancada cheia. Foi assim que a Cozinha Show protagonizou um espetáculo de sabores no primeiro dia de atividades do estande do Ministério do Turismo na 46ª Abav Expo Internacional, em São Paulo.

Um refogado de cogumelos com queijo canastra e geleia de jabuticaba foi uma das receitas apresentadas pelo chef de cozinha Leo Coalhada, de Teresópolis (RJ), que ganhou todos os elogios da plateia nesta quarta-feira, dia 26, durante a maior feira de turismo do Brasil.

Além de oferecer comidas típicas e combinações exóticas, o foco da atração é mostrar que todos os ingredientes utilizados nas receitas são oriundos da agricultura familiar, e que isso faz toda a diferença no resultado final do prato. “Comida precisa agregar valor e o valor que vai nos meus pratos começa lá atrás, no produtor”, destacou o chef Leo Coalhada. A proposta da Cozinha Show é valorizar iniciativas de gestão compartilhada da propriedade, onde a atividade produtiva agropecuária seja a principal fonte geradora de renda.

O espaço é uma amostra de que a atividade turística vai muito além da gastronomia e da boa mesa: ela é fundamental para os pequenos negócios no Brasil. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, visitou a Cozinha Show e projetou com otimismo o futuro da gastronomia nacional. “A agricultura familiar é um dos pilares do turismo e vai ajudar ainda mais a criar as referências de qualidade que alavancam a nossa culinária como atributo turístico”, avaliou.

ESPETÁCULO DE SABORES

“É maravilhoso ver que não há a necessidade de elaborar muito para se fazer algo gostoso. O Leo fez o prato em minutos e o resultado me surpreendeu, até porque não sou muito fã da mistura do doce com o salgado. Adorei o espaço, a iniciativa e voltarei com certeza para aprender mais e provar outras delícias”, disse a estudante de Turismo Juliana Paiva, de 25 anos, após participar da apresentação no espaço do MTur.

Aberta ao público, a cozinha do estande do MTur é destinada à demonstração de pratos típicos da culinária brasileira, com a utilização de ingredientes da agricultura familiar elaborados pelos chefs convidados: Teresa Corção, Cláudia Vasconcelos, Leo Coalhada, Zeca Amaral, Gabriel Gaeta, Jane Pereira e Elói Leite. Oferece também uma degustação de cafés especiais, apresentada pelos baristas André Sanches e Rui Oliveira.

A variedade e a diversidade da comida brasileira incrementa a competitividade dos destinos. Em pesquisa anual do Ministério do Turismo, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2017, confirmando sua importância como diferencial de atratividade.

Além disso, cerca de 10% do total de eventos inscritos no Calendário de Eventos do MTur são voltados para a gastronomia, confirmando a capacidade que a boa mesa tem de estimular o fluxo turístico regional. “É um atrativo tão importante para o turismo quanto as praias, cidades históricas e atrativos culturais dos destinos”, conclui o ministro Vinicius Lummertz.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: