Câmara de Ourique aposta na estratégia de “capital do porco alentejano”

Da Redação
Com Lusa

 

A fileira do porco alentejano é “essencial” para o desenvolvimento sustentado do Baixo Alentejo, principalmente Ourique, que se afirma como a “capital” e aposta na promoção internacional da carne, de acordo com o presidente do município.

“O porto alentejano é essencial para assegurar a subsistência da produção agropecuária e o desenvolvimento sustentado do Baixo Alentejo”, nomeadamente do concelho de Ourique, disse à agência Lusa Pedro do Carmo.

Por isso, frisou, a Câmara de Ourique “aposta” na estratégia de “afirmação” de Ourique como “capital do porco alentejano” e na promoção internacional da carne junto de mercados “fundamentais” para a dinamização econômica e social do setor.

 

A Feira do Porco Alentejano, o 1º Congresso Ibérico do Porco Alentejano, que decorreu em 2008, e o 7º Congresso Mundial do Presunto, que vai decorrer em maio de 2013, em Ourique, são algumas das iniciativas do município no âmbito da estratégia e em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA).

Segundo o autarca, a produção de carne de raça alentejana, de Denominação de Origem Protegida (DOP), é “essencial” para a economia de Ourique e de outros concelhos da área geográfica delimitada de produção, que abrange o Alentejo e alguns concelhos limítrofes do Algarve, Ribatejo e Beira Baixa.

De acordo com dados da ACPA, no concelho de Ourique estão 50 das cerca de 170 explorações e uma das três principais indústrias de transformação de porco alentejano do Baixo Alentejo, sendo que as outras duas situam-se em Barrancos.

Pedro do Carmo falava à Lusa a propósito da Feira do Porco Alentejano deste ano, que decorre em Ourique com cerca de 60 expositores, 16 dos quais de produtores de produtos derivados de carne de porco de raça alentejana.

Apesar da atual conjuntura, o número de produtores na feira “aumentou”, o que “mostra” que está “ganha” a aposta no certame, frisou, referindo que os produtores, sobretudo pequenas indústrias familiares, “vêm na feira uma oportunidade de combaterem a crise”.

Segundo o autarca, a feira deste ano é marcada pelo 1º Encontro Ibérico de Produtores, que vai juntar, sexta-feira dia 23, especialistas portugueses e espanhóis, para preparar o 7º Congresso Mundial do Presunto, nomeadamente para formar o comitê científico e definir os temas.

A feira, que tem como tema “Conduto, Pão e Cante” e dispõe de uma nova área para expositores de pão e pastelaria tradicional, inclui também as Jornadas Gastronômicas Sabores do Porco Alentejano, espetáculos musicais, demonstrações de culinária, um desfile de “jovens porquinhas” para disputar o título de “Miss Piggy”, e um concurso de grunhidos para testar os dotes dos humanos na imitação da voz dos porcos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: