The Best: Ronaldo com prêmio especial de melhor marcador mundial por seleções

Da Redação com Lusa

O português Cristiano Ronaldo recebeu dia 17 o prêmio especial da FIFA, por se ter tornado o melhor marcador mundial por seleções, e integrou o ‘onze’ do ‘onze do ano’ FIFA/FIFPro pela 14.ª vez, ao lado de Rúben Dias.

Ronaldo, que recebeu o prêmio a finalizar a cerimônia, passou em 2021 a ser o melhor marcador de seleções, ao ultrapassar o iraniano Ali Daei, tendo, por agora, 115 gols.

Em relação ao ‘onze’, numa ‘estranha’ tática ‘3-3-4’, Ronaldo, que não falha a equipe do ano desde 2007, partilha o ataque com Haaland, Lewandowski, eleito o ‘The Best’, e o argentino Lionel Messi, também ‘omnipresente’ há 14 anos, enquanto o estreante Rúben Dias é acompanhado na defesa por Alaba e Bonucci.

Os restantes membros da equipe de 2021 são o goleiro Donnarumma – que na eleição do ano foi batido pelo senegalês Édouard Mendy -, e os meias Kevin De Bruyne, Jorginho e Kanté.

A equipe será ‘orientada’ pelo alemão Thomas Tuchel, do Chelsea, que foi eleito o técnico do ano.

Se a equipe do ano masculina foi algo surpreendente, a feminina conseguiu a ‘proeza’ de não colocar qualquer jogadora do FC Barcelona, que dominou por completo o ano, nem mesmo Alexia Putellas, eleita a melhor jogadora do ano.

Quanto ao treinador de uma equipe ou seleção feminina, a vitória foi para Emma Hayes, do Chelsea, goleada por 4-0 pelo ‘Barça’ na final da ‘Champions’, enquanto Christiane Endler levou o troféu para a melhor guarda-redes.

No que respeita aos outros prêmios, o argentino Erik Lamela bateu o portista Taremi na eleição do gol do ano e a canadiana Christine Sinclair, como Ronaldo, foi galardoada pelo seu recorde de golos por seleções, num total de 188.

Por culpa do problema cardíaco de Christian Eriksen, num dos momentos mais marcantes, e aflitivos, do Euro2000, a seleção dinamarquesa, mais os seus médicos e staff técnico, levaram o prêmio fair Play, sendo ainda premiados os adeptos de Dinamarca e Finlândia pelo comportamento no mesmo jogo.

Pelé

O lendário jogador brasileiro Pelé felicitou o português Cristiano Ronaldo, nesta terça-feira, e desejou abraçar pessoalmente em breve o atual melhor marcador de seleções nacionais.

“Alô, alô, Cristiano Ronaldo, é uma satisfação muito grande, estando aqui no Brasil – na minha terra querida, cidade de Santos -, o parabenizar por tudo o que tem feito no desporto e no mundo do futebol porque nós somos da mesma equipe – o futebol”, disse, numa mensagem gravada em vídeo.

Edson Arantes do Nascimento ‘Pelé’, campeão do Mundo pelo Brasil em 1958, 1962 e 1970, tem 81 anos e está a recuperar de tratamentos oncológicos, entre outros problemas de saúde.

“Em todos esses tempos em que nos temos cruzado pelo mundo, ainda não tive oportunidade de abraçá-lo pessoalmente, porque a gente não para, mas aqui vai, de todo o coração, os meus parabéns para você e espero que qualquer dia destes a gente se possa ver e possa te dar um abraço pessoalmente”, afirmou ainda o antigo atleta do Santos dirigindo-se ao ‘astro’ português.

Pelé aproveitou ainda para felicitar o avançado polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique) e a meia espanhola Alexia Putellas (FC Barcelona), premiados como melhores futebolistas mundiais do ano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: