Técnico português do Palmeiras inicia ano em clima de decisão

Da Redação

Na semifinal da Libertadores, e finalista da Copa do Brasil pela quinta vez em sua história, o Palmeiras se reapresentou na manhã de quinta-feira (31), na Academia de Futebol, horas após a vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, em Belo Horizonte-MG, nesta quarta (30), pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

O Verdão busca o tetracampeonato do torneio que conquistou em 1998, 2012 (invicto) e 2015.

Os titulares do confronto, além de alguns atletas que entraram no decorrer do jogo, fizeram trabalhos regenerativos na parte interna do centro de excelência. Em campo, a equipe já iniciou a preparação ao próximo desafio, dessa vez pela Libertadores: enfrenta o River Plate pelo jogo de ida da semifinal na terça-feira (5), às 21h30, em Buenos Aires-ARG.

Os atacantes Gabriel Silva e Gabriel Veron, que desfalcaram a equipe contra o América-MG, já avançam em suas recuperações e, além de tratamento na parte interna, também fizeram atividades no campo acompanhado dos fisioterapeutas e preparadores físicos do clube.

O elenco terá folga nesta sexta-feira (1) e retorna aos treinos no sábado (2), às 16h, na Academia de Futebol.

Em busca do tetracampeonato, o Palmeiras vai decidir o torneio com o Grêmio, que venceu o São Paulo na outra semifinal. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou os duelos para 3 de fevereiro de 2021. O mandante do jogo final será conhecido em sorteio na sede da CBF no dia 14 de janeiro.

O técnico Abel Ferreira valorizou a classificação palestrina.

“É fruto de muito trabalho de muita gente. Jogadores, todos departamentos, diretores, que proporcionaram uma logística fantástica… Nada nos falta, eu já disse isso, não é a primeira vez. A estrutura que temos no CT (centro de treinamento) nos dá todas as condições para estarmos preparados, e os jogadores sentem isso. Ainda não ganhamos nada, não temos muito o que celebrar. Acima de tudo, temos de valorizar o trabalho”, afirmou o comandante, citando o desgaste do elenco alviverde nos últimos duelos.

“É a primeira vez em minha carreira que pego um calendário como este. Quando eu cheguei, fizemos oito jogos em um mês. Em dezembro, fizemos nove e, em janeiro, faremos dez. Temos uma equipe curta e jogadores lesionados. Nesta eliminatória, só nós tínhamos a perder, jogamos contra uma equipe que não tinha nada a perder, estava fazendo o jogo de sua vida. Nós tínhamos toda a responsabilidade em cima de nós”, falou. “Hoje fomos justos vencedores, ganhamos com toda a justiça”, emendou.

Já sobre o futuro do Palmeiras em todas as competições da temporada, Abel foi direto. “Desafios são colocados em nossas vidas, e nós temos de fazer escolhas. No futebol, as pessoas têm salário diferenciado das outras pessoas, temos de agradecer todos os dias por esta profissão e há sacrifícios que temos de fazer. Teremos de fazer sacrifícios neste momento porque temos um objetivo que será histórico. Faremos de tudo para estarmos preparados e lutaremos por este objetivo”, concluiu o treinador.

Demissão no Vasco
Já o técnico Ricardo Sá Pinto teve passagem curta no Vasco. Com pouco mais de dois meses no comando da equipe cruz-maltina, o clube demitiu o treinador português na terça-feira (29). Sá Pinto se despede da equipe de São Januário, na 17ª posição na classificação – zona de rebaixamento – da Série A do Campeonato Brasileiro.

Em nota, o Vasco confirmou que a saída do treinador estrangeiro foi decidida em conjunto, pelo presidente Alexandre Campello, o vice-presidente de futebol, José Luiz Moreira, e o próximo presidente Jorge Salgado, eleito para dirigir o clube no triênio 2021/2022/2023.

“Tomei a decisão de fazer a mudança na comissão técnica a partir também de um entendimento com o Vice de Futebol e com o novo Presidente, já que só estarei no cargo por mais aproximadamente 20 dias. Um novo treinador será anunciado em breve” – disse o Presidente Alexandre Campello.

Levando em consideração o Brasileirão e a Copa Sul-Americana, o treinador comandou a equipe carioca em 15 oportunidades, tendo obtido três vitórias, seis empates e seis derrotas. Na competição internacional, o time de São Januário foi eliminado para o argentino Defensa y Justicia, nas oitavas de final.

O técnico português chegou ao Vasco, em 14 de outubro, para substituir Ramon Menezes, com o principal desafio de afastar o clube da zona de rebaixamento. A pressão do torcedor em cima da diretoria cruzmaltina para demitir Sá Pinto aumentou após a derrota para o Athletico-PR por 3 a 0 no último domingo (27), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

Outros três portugueses também foram demitidos do departamento de futebol: o auxiliar técnico Rui Mota, o preparador físico Miguel Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: