Sporting lança rede social para captar novos talentos

Com lançamento de rede a nível mundial, clube luso quer revolucionar o processo de captação de jovens talentos no futebol.

Da Redação Com Lusa

A empresa "Innovation Point", do grupo DST, e o Sporting Braga lançaram a primeira rede social esportiva dedicada ao futebol, a nível mundial, para "revolucionar o processo de captação de jovens talentos".

O gestor do grupo, José Teixeira disse, em conferência de imprensa no mês passado, que "a nova plataforma aumenta as chances dos jogadores amadores viverem o sonho de se tornarem profissionais de sucesso e dos clubes, agentes e treinadores encontrarem atletas de qualidade". "A rede muda o paradigma da detecção de talentos, o que é novo à escala global, é uma ruptura completa com o status quo", explicou, frisando que "a atividade da detecção de jogadores vai ter de ser repensada".

O empresário salientou que, com este novo sistema, "qualquer tio, pai, irmã, treinador, escolinha ou clube pode filmar os seus jogadores e inseri-los na rede, colocando-os no mundo do futebol" afirmou. "Isto será de uma importância extrema em termos de visibilidade para aquele potencial jogador", frisou.

Intitulada RAYLEAGUE (The Real Amazing You League), a nova plataforma informática foi apresentada pelo presidente do clube, António Salvador, pelos gestores José Teixeira e João Matos e pelo goleiro Eduardo. O presidente do Sporting Braga justificou a adesão do clube dizendo "saber da importância das novas tecnologias na era moderna, e na contribuição que podem dar a qualquer modalidade” incluindo o futebol.

"O Sporting Clube de Braga será ainda mais divulgado a nível mundial", frisou, manifestando-se certo de que a iniciativa "terá sucesso e trará dividendos a curto e a médio prazo para todos os parceiros envolvidos".

Pela rede, é possível, através de uma pesquisa de fácil utilização, encontrar jogadores de acordo com a posição e escalão em que jogam, pé preferido, sexo e idade, existindo ainda a possibilidade de procurar pela existência ou não de vídeos e fotografias do perfil.

"Estamos perante uma realidade nova a nível mundial, pois é possível pesquisar milhões de jogadores, de dezenas de nacionalidades, numa única plataforma, o que irá propiciar uma verdadeira globalização desportiva", acrescentou João Matos.

Disponível em seis línguas, a RAYLEAGUE foi concebida e desenvolvida para se desdobrar em várias plataformas nacionais, permitindo uma melhor filtragem e aumento de exposição por parte dos jogadores no seu país, mas mantém uma estrutura central que lhe permite receber a migração de todos os dados necessários quando se pretende uma abordagem mais global.

Totalmente gratuita, a plataforma exigiu um investimento de 250 mil euros e foi desenvolvida em parceria com o Sporting Clube Braga.

Deixe uma resposta