Sétimo brasileiro convocado para Seleção de Portugal quer “retribuir o carinho de uma nação”

Mundo Lusíada

O luso-brasileiro Otávio declarou nesta quinta-feira que cumpriu um sonho ao ser convocado pela primeira vez para a seleção portuguesa de futebol e que este é o momento de retribuir o carinho que recebeu desde que chegou a Portugal.

O meia, nascido no Brasil há 26 anos, está em Portugal desde 2014/15, quando assinou contrato pelo FC Porto, que o emprestou ao Vitória de Guimarães por duas vezes.

“Hoje, a convocação para a seleção portuguesa chega como a realização de um sonho. Só posso agradecer a oportunidade de representar este país e as suas cores. Sinto que é o momento de retribuir o carinho de toda uma nação com esse chamado. Vamos com tudo”, escreveu Otávio, numa mensagem publicada na rede social Instagram.

Para Otávio, este é “um dia em que a palavra honra ganha ainda mais sentido” na sua vida.

“Há sete anos, escolhi Portugal como a minha casa e a casa da minha família. Aqui fui acolhido por todos, fiz grandes amigos e, claro, sempre honrei a camisola do FC Porto”, referiu.

Otávio chegou a participar de duas temporadas do Campeonato Brasileiro, pelo Internacional em 2012, em 39 partidas marcando seis gols. Pelo FC Porto, ele foi campeão da Taça de Portugal e bicampeão da Supertaça de Portugal.

Nos primeiros tempos em Portugal, o jovem natural de João Pessoa representou a formação B do FC Porto antes de ser temporariamente cedido ao Vitória de Guimarães. Passou uma época e meia na Cidade Berço a título de empréstimo e representou o emblema vimaranense em 40 ocasiões.

No arranque da temporada 2016/17, o atleta de 1,72 metros regressou aos Dragões, clube que acabou de renovar contrato até 2025. Desde então, o centrocampista realizou 177 partidas e marcou 19 gols.

Segundo o FC Porto, com a chegada de Sérgio Conceição ao comando técnico dos Dragões, Otávio transformou-se num “jogador completo e verdadeiramente essencial para os campeões nacionais dentro e fora do campo. Na última jornada da fase de grupos da presente edição da Liga dos Campeões, o médio de 26 anos envergou a braçadeira e capitão e assinou o primeiro gol da vitória portista na capital grega, frente ao Olympiacos”.

Com dupla nacionalidade, o jogador é o sétimo nascido no Brasil a jogar por Portugal. Deco, Pepe, Liedson e Dyego Sousa são outros nomes luso-brasileiros que já foram convocados pela seleção das quinas. Também na década de 60, Celso Matos e Lucio Soares foram os primeiros nomes desta lista.

Portugal defronta a República da Irlanda (1 de setembro, 19h45), no Estádio do Algarve, e o Azerbaijão (7 de setembro, 17h00), em Baku. Ambos os jogos são referentes ao Grupo A da fase de qualificação para o Mundial 2022. Ainda a equipe lusa realiza um jogo de caráter amigável com o Catar (4 de setembro, 17h00), em Debrecen, na Hungria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: