Por essa poucos esperavam . Numa rodada em que quando faltavam menos de 30 minutos para o encerramento do campeonato , estavam entre os possíveis rebaixados Rio Ave (perdendo desde os 26 minutos iniciais em Leiria), Acadêmica de Coimbra (perdia até os 27 minutos da etapa final por 2×0 para o Marítimo , em casa) , Naval 1o de Maio (empatava com o Penafiel fora , até os 38 minutos do segundo tempo) e V.Guimarães (perdia em casa para o Estrela da Amadora desde os 17 minutos da segunda etapa) , o inusitado aconteceu ; apenas não se beneficiando disso o Rio Ave (foi goleado em Leiria por 5×2 e terminou na antepenúltima posição com 34 pontos) e o time vimaranense , que foi incapaz de reagir , perdendo por 1×0 em casa ,e permanecendo com os mesmos 34 pontos em penúltimo lugar , que o rebaixaram para a liga de honra pela primeira vez em sua história depois de ter ascendido à divisão maior de Portugal há 48 anos.
Em Coimbra , aos 27 minutos o brasileiro Joeano descontou para os capas prestas e aumentou as esperanças de permanência na superliga . Alguns minutos após , Hugo Alcântara sofreu falta dentro da área e o arbitro marcou pênalti , convertido aos 34 minutos , novamente por Joeano , para delírio da galera , que invadiu o campo e comemorou junto com os atletas . Com o empate a Acadêmica mais uma vez se salva na bacia das almas, pelo quinto ano consecutivo na última jornada.
Em Penafiel , o já rebaixado time da casa empatava com os visitantes de Figueira da Foz , e com isso os levava juntos para a liga de honra . Contudo , a 7 minutos do apito final , Gilmar conseguiu lançar Léo Guerra que tocou na saída do goleiro Avelino , para fazer o 1×0 que garantir a permanência da Naval na liga maior do futebol português .
E a maior de todas as surpresas aconteceu com o time que tinha a menor porcentagem de chance de ser rebaixado . Jogando em Barcelos , a equipe do Belenenses sofreu um único e fatídico gol , aos 41 minutos da etapa inicial , marcado de cabeça por Marcos Antonio ; e com a combinação de todos os resultados citados ,e mais a derrota por goleada , em Leiria , do Rio Ave para o União , sobrou para os azuis e brancos a quarta vaga para a liga de honra (terminou com 39 pontos em 15o lugar) , despromovido juntamente com Penafiel (ultimo colocado com apenas 15 pontos) , Rio Ave e V.Guimarães . Um simples empate salvaria a vida do time do Restelo , e penalizaria o time de Barcelos , mas não foi desta vez que isso aconteceu .
Duas tradicionais equipes portuguesas que com certeza darão em 2006/2007 outro charme e valor para a liga de honra do futebol das cinco quinas . Retornam para a superliga a Beira-Mar (campeão) e o Desportivo das Aves (vice) , e caem para a II divisão Maia, Ovarense, Marco, Barreirense, Sporting da Covilhã e Moreirense .
A conquista da América
Em mais uma viagem que visa angariar um maior número de associados ao time da Luz , Luis Filipe Vieira viajou na última sexta-feira rumo à América do Norte , mais especificamente a Newark , onde apresentou o novo kit associado , versão americanizada . Acompanharam o presidente encarnado , Eusébio e Bernardo Faria de Carvalho , homem forte que coordena o projeto de internacionalização dos kits.
No sábado , a comitiva deslocou-se até Boston e Fall River , e depois participou de uma solenidade no Gilette Stadium , onde foi inaugurada uma estatua do pantera negra ; além ainda de Eusébio ter dado o pontapé inicial da partida entre os Revolutions e uma equipe de Los Angeles . A idéia do presidente do Benfica é conquistar perto de 20 mil novos sócios com esta pequena digressão à América do Norte.
Escândalo pode por fim à carreira de Miccoli na esquadra Azurra
A divulgação esta semana pela imprensa italiana , de uma escuta telefônica de agosto de 2004 na qual o diretor geral da Juventus , Luciano Moggi , afirma que Miccoli só foi convocado para a seleção da Itália por sua determinação e imposição , pode acabar definitivamente com as pretensões do craque encarnado de voltar a envergar a camisa da azurra .
Miccoli estreou na seleção italiana a 12 de fevereiro de 2003 , em Genova, frente a Portugal ; e embora tenha sido convocado posteriormente outras vezes por Giovanni Trapattoni , não foi chamado para a disputa do Euro-2004 . Após a saída de Trapattoni , assumiu Marcelo Lippi , e na temporada 2004/2005 , o jogador trocou a Juventus pela Fiorentina , não sendo mais convocado desde então.